VALIDAÇÃO DO MAPEAMENTO DO USO DO SOLO, OBTIDO POR CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS ORBITAIS GRATUITAS, UTILIZANDO SOFTWARES LIVRES.

  • Danilo Brogio Ferrari FATEC JAHU
  • José Carlos Toledo Veniziani Junior

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da classificação de imagens do satélite Land Sat 8 realizada por meio do software QGIS e do complemento Semi Automatic Classification Plugin (SCP). O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do córrego Viuval, localizada no município de Bariri-SP. O divisor foi traçado com base nas cartastopográficas do IGC na escala 1:10.000. Asimagens subsidiaram a obtenção de dois mapas de uso do solo empregando duas técnicas diferentes. Um dos mapas foi produzido por meio da técnica da fotointerpretação da imagem obtida pela composição RGB das bandas 4, 3 e 2, fusionadas à banda 8, objetivando melhorar a resolução espacial. O outro mapa foi fruto do processamento via complemento SCP – QGIS, empregando as bandas 4, 5 e 6. A qualidade da classificação realizada foi verificada via complemento SCP – Accuracy. A comparação entre os dois produtos resultou no valor do índice Kappa 0,91 evidenciando uma correspondência espacial maior que 90% entre o mapa obtido pela fotointerpretação e o produzido pela classificação via SCP-QGIS. A metodologia aplicada, apresentou bons resultados, evidenciado o potencial de uso de uma ferramenta de baixo custo embasada em imagens e softwares gratuitos para realizar o mapeamento de uso do solo em bacias hidrográficas.

Publicado
2020-06-05
Como Citar
Ferrari, D. B., & Veniziani Junior, J. C. T. (2020). VALIDAÇÃO DO MAPEAMENTO DO USO DO SOLO, OBTIDO POR CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS ORBITAIS GRATUITAS, UTILIZANDO SOFTWARES LIVRES. Revista Fatecnológica Da Fatec-Jahu, 13(1), 106-133. https://doi.org/10.54628/issn2763-5600.v13.1.2019.25