REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA ÁREA NAVAL

  • Antonio Eduardo Assis Amorim Fatec Jahu
  • Rezende, L. B. Faculdade de Tecnologia de Jahu

Resumo

Com as novas exigências do profissional para atuar no mercado, que requerem não só a competência técnica, mas também os comportamentais, o modelo de aprendizagem centrado no professor tem sido questionado por não conseguir atender a estas necessidades. A metodologia de aprendizagem ativa tem sido bastante discutida na literatura como uma alternativa para responder a estes desafios. Alguns trabalhos têm discutido a aplicação desta metodologia em diversas áreas, mas na área tecnológica naval inexiste tal estudo. Neste artigo, será feita uma reflexão sobre a metodologia ativa baseada em problemas (PBL) aplicada na turma do primeiro semestre do curso de Construção Naval da Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec-JAHU). A metodologia empregada é inovadora na disciplina de física. O artigo apresenta a estrutura da aula, discute a forma como ela é conduzida em sala de aula e como é feita a avaliação e as percepções dos alunos e do docente. Os resultados mostram que a metodologia de aprendizagem ativa empregada nas aulas de física tem produzido resultados interessantes, atendendo as demandas requeridas ao futuro profissional.

Publicado
2020-06-05
Como Citar
Assis Amorim, A. E., & Baptista de Rezende, L. (2020). REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA ÁREA NAVAL. Revista Fatecnológica Da Fatec-Jahu, 13(1), 106-115. Recuperado de http://fatecjahu.edu.br/ferramentas/ojs/index.php/revista/article/view/42