• Revista Fatecnológica
    v. 17 n. 1 (2023)

    É com grande entusiasmo que apresentamos a 17ª edição da Revista Fatecnológica!
    Nossa jornada editorial tem sido uma busca constante por descobertas e realizações extraordinárias, e esta edição não é exceção. Ao longo de nossas edições, testemunhamos incríveis trabalhos de discentes e docentes, aprofundamos nossa compreensão das últimas tendências tecnológicas e exploramos o impacto dessas inovações na sociedade.
    Com esta 17ª edição, continuamos essa trajetória, mantendo nosso compromisso de oferecer um espaço no qual a criatividade e a tecnologia se entrelaçam para formar um cenário de possibilidades infinitas.
    Convidamos você a explorar os avanços em áreas como automação, design, sustentabilidade, gestão de projetos e muito mais. Além disso, analisamos as interseções entre tecnologia e humanidade, examinando como a inovação está moldando não apenas o mundo dos negócios, mas também as esferas sociais e culturais.
    Nosso profundo agradecimento a todos aqueles que contribuíram para tornar esta edição uma realidade, desde autores e colaboradores até à equipe editorial dedicada. É graças a esse espírito de cooperação e busca pelo conhecimento que podemos continuar a crescer como uma instituição de excelência em ensino tecnológico.
    Então, embarque conosco nesta jornada de descoberta e inspiração enquanto mergulhamos na 17ª edição da Revista Fatecnológica. Juntos, continuamos a moldar o futuro por meio do poder da inovação. Boa leitura!

    Direção Fatec Jahu

  • Foto dos blocos da Fatec Jahu Revista Fatecnológica
    v. 16 n. 1 (2022)

    Caro Leitor,

     

    Com muita satisfação apresentamos a nova Edição da revista Fatecnológica, fruto do árduo trabalho do Corpo Editorial.

    Nessa 16ª edição os leitores são contemplados com artigos de temáticas atuais, escritos pelos colaboradores da Unidade, do Centro Paula Souza e da comunidade externa.

    A cada edição recebemos artigos mais ricos e qualificados, que demonstram o carinho, empenho e dedicação dos autores, enriquecendo e gratificando o trabalho editorial.

    Trabalhos que contribuem para a discussão de temas primordiais para a sociedade, com análise rigorosa e perspectivas de solução e melhorias, relacionados diretamente aos cursos oferecidos pela Fatec-Jahu.

    A cada edição o aprimoramento de técnicas inovativas refletem o desempenho dos trabalhos voltados às expectativas de novas tecnologias, imprimindo a relevância institucional do Centro Paula Souza.

     

    Uma boa leitura!

     

    Direção Fatec-Jahu

  • Revista Fatecnológica v. 15 n.1  2021 Revista Fatecnológica
    v. 15 n. 1 (2021)

    Prezados Leitores e Autores:
    É com muita alegria que apresentamos o 15º volume da Revista Fatecnológica.
    Nesta edição, considerada especial, serão apresentados diversos temas ligados à tecnologia, tanto
    produzidos nas FATECs, outras IESs e, em especial, trazendo também trabalhos selecionados do XII FATECLOG
    realizado na Fatec-Mogi das Cruzes em junho/2021.
    O ano de 2021 foi complexo, passamos por muita angústia e dor, perdemos pessoas maravilhosas
    que fizeram parte de nossa história como instituição pública de ensino e pesquisa.
    Dentre eles, o nosso querido professor, pesquisador e editor desta Revista, Prof. Dr. José Carlos de
    Toledo Veniziani Junior, carinhosamente chamado de Kiko, que nos deixou precocemente, vitimado por um
    vírus que, infelizmente, foi menosprezado por muitos.
    Nosso Kiko foi exemplo de amigo, docente e cientista, sempre ativo e dedicado aos alunos, colegas
    e à Fatec Jahu. A Revista Fatecnológica foi um dos projetos que ele coordenou brilhantemente, e, nesta
    edição, prestamos nossa homenagem póstuma a esta pessoa especial, que teremos eternizado em nossas
    vidas e páginas.
    Homenageamos, também, outros dois professores que repentinamente nos deixaram. Ao nobre
    advogado Prof. Euclydes Fernandes Filho que abrilhantou suas aulas por mais de 26 anos em nossa
    instituição, seu comprometimento e o senso de justiça nunca serão esquecidos.
    E ao Prof. Paulo Roberto Longhi, extrovertido, brincalhão e de conhecimento ímpar.
    Com personalidades diferentes serão sempre lembrados pelos amigos como exemplos de
    educadores e comprometidos com a Fatec e dedicados à família.
    Resilientes, seguimos em frente, agora como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) nos firmamos
    como instituição de pesquisa aplicada, mostrando cada vez mais que a ciência é o caminho para o
    desenvolvimento sustentável.
    Boa leitura!


    Me. Robson Antonio Moreira e   Dra. Valéria Lopes Rodrigues
    Diretor da FATEC-JAHU                Vice-Diretora da FATEC-JAHU

  • Revista Fatecnológica v. 14 n.1  2020 Revista Fatecnológica - Gestão & Tecnologia
    v. 14 n. 1 (2020)

    Prezados Leitores e Autores;

                O ano de 2020 se mostrou como um dos mais desafiadores que esta geração já havia enfrentado, foram inúmeros obstáculos colocados em nossos caminhos, que poderiam ter feito com que o ano fosse “perdido”, mas pelo contrário, pudemos nos apresentar diante desses obstáculos como profissionais (pessoas) diferenciados que ao invés de desistir realizam.

                Algumas destas realizações estão diretamente relacionadas com a rápida resposta que todos demos ao desafio desta pandemia. Realizando, por exemplo:

    -  a construção de modelo de ensino aprendizado baseado em uma nova plataforma de ensino remoto (MS-TEAMS), que seguramente vem cumprindo seu papel de construir as competências dos nossos futuros Tecnólogos;

    - a adaptação para manter as atividades acadêmicas realizar de forma on-line duas Colações de Grau com mais de 100 formandos;

     -  organizando a entrega das Declarações de Colação de Grau e Diplomas, de forma controlada, atendendo mediante agendamento;

    - mantendo o fluxo de informações administrativas para o CPS;

    - realizado as reformas necessárias para a adequação da acessibilidade da Unidade além de algumas reforças/manutenções também necessárias; e, com muita satisfação;

    - publicando o 14° volume da revista FATECNOLÓGICA.

                Estas ações nos fazem ter certeza de que a FATEC-JAHU, ao completar 30 anos, conseguiu construir uma Comunidade Fatecana resiliente, que demonstra todo seu potencial diante das adversidades, oferecendo as melhores respostas quando diante de dificuldades. Para nós isto representa um legado construído entorno da FATEC-JAHU, que será deixado para futuras gerações saberem que por maiores que sejam as dificuldades a força de uma Equipe sempre será capaz de suplantá-las.

                Neste breve relato a Direção da FATEC-JAHU gostaria de registrar a imensa satisfação de poder contar com uma Equipe de Coordenadores, Docentes, Auxiliares Docentes e Técnicos-Administrativos tão comprometidos e engajados com nossa Missão Institucional.

     

                                                  Robson Antonio Moreira                    Marcos Antonio Bonifácio

                                                    Diretor da FATEC-JAHU                    Vice-Diretor da FATEC-JAHU

     

    Registramos nossa homenagem póstuma a Profa. Me. Flávia Maria de Toledo Pedroso que nos deixou neste ano, mas fez parte e contribuiu com nossa Equipe por 28 anos.

  • Revista Fatecnológica Gestão & Tecnologia V. 13 N°1  2019 Revista Fatecnológica - Gestão & Tecnologia
    v. 13 n. 1 (2019)

    Caro Leitor,

    É com muita satisfação que disponibilizamos o volume 13 da Revista Fatecnológica da Fatec-Jahu. Esta edição, além da reformulação Editorial, marca o Jubileu de Pérola da nossa Unidade.

    Neste momento de transformação social e mudanças de costumes nos sentimos honrados com a contribuição para a pesquisa e divulgação dos resultados acadêmicos.

    Destacamos que o incentivo à pesquisa é um dos pilares do Centro Paula Souza. Neste quesito, a Fatec-Jahu representa muito bem o Centro Paula Souza com quase duas dezenas de pesquisadores ávidos a contribuir com a sociedade, Arranjo Produtivo Local (APL) e outros setores da nossa economia. Apresentar propostas que contribuam e transformem a sociedade são desafios que superamos a cada ano.

    Prova deste árduo trabalho são os artigos apresentados nesta Edição com uma ampla abrangência envolvendo todos os cursos da nossa Unidade. E, a cada Edição fica ainda mais transparente a contribuição dos pesquisadores e a qualidade dos trabalhos apresentados.

    Fruto do empenho e esforço que envolve os pesquisadores a superar suas limitações e encontrar solução para o bem da comunidade. São as pesquisas desenvolvidas, avaliadas e colocadas em práticas que contribuem para o avanço social.

    Incentivar os professores à pesquisa prova que temos capacidade de apresentar soluções criativas, analíticas e com base na ciência, que modificarão a maneira de pensar e agir.

    Agradecemos a todos os pesquisadores que contribuíram para esta Edição comemorativa aos 30 anos da Fatec-Jahu e, aos demais, que a leitura seja produtiva e gere novos frutos.

    Aproveitamos a oportunidade para agradecer todo o Conselho Editorial e demais professores da nossa Unidade pela contribuição com a nossa querida revista e, também, pelo incentivo aos nossos discentes na elaboração de artigos e formação de novos pesquisadores para o nosso país.

    Uma boa leitura a todos!

    Jahu, dezembro de 2019.

    Robson Antonio Moreira                                                                     Marcos Antonio Bonifácio

      Diretor da Fatec-Jahu                                                                         Vice-Diretor da Fatec-Jahu