Comitê da Bacia Tietê Jacaré define representante

Foram escolhidos no dia 05 de março os representantes da Plenária e das Câmara Técnicas para o biênio 2021-2023 nos segmentos município, estado e sociedade civil do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH TJ), que novamente conta com docentes da Fatec Jahu. Em virtude da pandemia, a reunião aconteceu de forma remota.

Os prefeitos, técnicos do estado e membros da sociedade civil reelegeram por unanimidade a diretoria do CBH TJ 2019-2021 para a continuidade do trabalho no novo biênio: Prof. Dr. Jozrael Henriques Rezende, Fatec Jahu, Presidente; Ricardo Salaro Neto, Prefeito de São Manuel, Vice-Presidente; e a Engenheira Érica Rodrigues Tognetti, DAEE, Secretária-executiva.

Além do professor Jozrael Rezende (Presidente do CBH TJ e CT-Recursos Naturais), a Fatec Jahu está representada pela Profª. Drª Valéria Lopes Rodrigues (Plenária e CT-Saneamento); Profª. Drª. Marina Carboni (CT-Educação Ambiental); e Profª. Drª. Livia Portes Innocenti Helene (CT-Águas Subterrâneas).

O município de Jaú conta ainda com a participação do Prefeito Ivan Cassaro como representante titular da Plenária no segmento municípios; o secretário municipal de meio ambiente, engenheiro florestal Amílcar Marcel de Souza (CT-Recursos Naturais); a diretora de educação ambiental de Jaú, tecnóloga ambiental Tabita Teixeira (CT-Educação Ambiental); engenheiro agrônomo João André Miranda de Almeida Prado como representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (Plenária e CT-Recursos Naturais); o biólogo Guilherme Marson Moya (Plenária e CT-Recursos Naturais), do Instituto Pró-Terra, e a representante do CIESP-Jaú, Thays Zago Biassetti, usuários industriais de águas (Plenária e CT-Saneamento).

O que é o Comitê

O CBH TJ, que completou 25 anos de instalação em 2020, é um colegiado tripartite, de participação voluntária, responsável pela aplicação das políticas de recursos hídricos e pela gestão das águas nos 34 municípios da região. Além disso, o Comitê delibera sobre a aplicação dos recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), que totaliza aproximadamente R$ 8 milhões por ano em estudos, projetos e obras, com o objetivo de garantir segurança hídrica e melhorar a qualidade da água em nossos rios e bacias hidrográficas.