Fatec-Jahu oferece curso de Impressão 3D em outubro

A Fatec-Jahu irá oferecer o curso de extensão denominado “Impressão 3D” no próximo dia 19 de outubro de 2019.

O curso conta com 25 vagas para alunos, ex-alunos e comunidade em geral. Não há pré-requisitos para a realização do curso.

Objetivos do curso:

Abordar a história da manufatura aditiva, as diferentes tecnologias e conceitos envolvidos, técnicas, softwares e equipamentos, de modo que o aluno finalize o curso em condições de operar softwares e máquinas e gerar itens impressos em 3D.

Motivação:

Atualmente, novas técnicas de manufatura tem demonstrado ser grandes transformadores a ponto de serem apontadas como base da nova revolução industrial.

Uma dessas técnicas refere-se a manufatura aditiva, um processo que cria múltiplas camadas de deposição de material, produz em baixa escala, geralmente mais rápido que processos tradicionais e é capaz de atingir geometrias não atendidas à manufatura convencional.

Há diversas técnicas de manufatura aditiva e a modelagem por fusão e deposição é a tecnologia de impressão 3D mais comum. Esta tecnologia se refere a qualquer processo que crie objetos em camadas, produzidos a partir de um material semilíquido que sai através de um bico controlado pelo computador

Algumas vantagens de utilização da impressão 3D:

• Não requer moldes, gabaritos, ferramentas e dispositivos de fixação;
  • Não tem troca de ferramenta;
  • Economia de material e energia;
  • Redução de tempo no desenvolvimento de produtos;
  • Liberdade geométrica com possibilidades de novos designs e funcionalidades;
  • Peças e componentes mais eficientes e leves.

Público Alvo

Este curso trata-se de uma especialização multidisciplinar em uma área de interesse que atualmente encontra-se em pleno crescimento, projetando para o futuro um “boom” devido às perspectivas de mudanças tecnológicas e o novo mercado de trabalho, acaba destinando-se a qualquer área, ficando assim bastante abrangente podendo receber todos os interessados (alunos, ex-alunos e comunidade em geral).

Inscrição:

Local do curso:

• Câmpus da FATEC-Jahu
  • Rua Frei Galvão s/n, Jardim Pedro Ometto, Jahu.
  • São Paulo/SP – CEP 17212-599
  • Fone: (14) 3622-8280.

Horário do curso: 08h:00 às 13h:00 (Aula Teórica e  Prática)

Coordenação do curso: Prof. Dr. Célio Favoni (celio.favoni4@fatec.sp.gov.br)