A História da Faculdade de Tecnologia de Jahu do momento da sua criação até a presente data

Este projeto é desenvolvido pelo Prof. Me. Dirceu Mazotti

Resumo

O objetivo do projeto é elaborar a história da Faculdade de Tecnologia de Jahu, do momento da sua criação até a presente data.

Serão analisados o processo de instalação da Hidrovia Tietê-Paraná, atualmente denominada Hidrovia Engenheiro Catullo Branco; o papel do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” na criação da Fatec Jahu; o papel da Prefeitura Municipal de Jahu na criação da Fatec Jahu; o trabalho das Comissões designadas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”; os papéis desempenhados pelo Prof. José Wagner Ferreira Leite e Prof. Dr. Joaquim Carlos Teixeira Riva na criação, instalação e desenvolvimento da Fatec Jahu; a participação da Família Franceschi na criação e instalação da Fatec Jahu e  o processo de instalação de cada um dos novos cursos da Fate Jahu. Será feito também um levantamento de fotografias para resgatar a memória da Fatec Jahu e identificar os diretores que dirigiram a Instituição desde a sua criação.

Quanto ao objeto, a pesquisa a ser realizada neste trabalho, pode ser classificada como uma pesquisa de campo e bibliográfica; com relação ao seu objetivo, trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa e, finalmente, quanto aos procedimentos trata-se da abordagem indireta e direta.

O produto final será o resgate e a organização dos mais variados tipos de documentos que retratam a história da Fatec Jahu. Deverão permanecer guardados em uma sala própria para serem disponibilizados a todos os interessados. O resultado de toda a pesquisa será consubstanciado em um livro que registrará os vinte e cinco anos da Fatec Jahu.  O término do projeto coincidirá com os vinte e cinco anos (Jubileu de Prata) da Fatec Jahu e publicar a sua história será uma grande contribuição para com o patrimônio cultural.

Voltar