O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto tem espaçamento de 1,5 linhas; usa fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Caro autor,


O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
O processo de submissão e publicação de trabalhos na Revista Fatecnológica tem, pelo menos, duas fases distintas: submissão para avaliação pelo Corpo Editorial da Revista; e (em caso de aceite) elaboração da versão revisada do trabalho.
A Fatecnológica publica trabalhos científicos originais em português, inglês ou espanhol. Os autores devem submeter artigos pelo sistema online da revista. Todos os artigos submetidos são avaliados por pares, por ao menos dois revisores. O tempo médio de avaliação é de 2 meses.
O artigo é rejeitado no caso de os dois avaliadores rejeitarem. Em caso de um aceite e uma rejeição o artigo é encaminhado para um editor associado que emitirá um parecer final.
O corpo editorial é formado por mestres e doutores com competência experiência reconhecidas nas áreas abrangidas pelo escopo da Fatecnológica.

A submissão e publicação de artigos na Fatecnológica é gratuita sendo aceitos trabalhos nas seguintes linhas temáticas:

Construção Naval e Sistemas Navais;

Educação;

Gestão Empresarial e da Produção;

Logística e Transpostes;

Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

Tecnologia da Informação e Sistemas para Internet.


(acesse aqui o documento completo com as diretrizes para submissão)

 

SUBMISSÃO PARA AVALIAÇÃO:


Os artigos científicos devem ser trabalhos completos e originais, destinados exclusivamente à revista, serão submetidos à avaliação e a aprovação do Conselho Editorial da Fatecnológica. Versões estendidas de trabalhos apresentados em eventos (congressos, simpósios, seminários,...) poderão ser submetidos e analisados desde que não tenham sido publicados integralmente em anais, devendo ser autorizados, por escrito, pela entidade organizadora do evento, quando as normas assim exigirem, ou em situações especialmente definidas pelos Editores Associados.
Os trabalhos deverão estar escritos em Português, Inglês ou Espanhol. Devem manter entre 15 e 20 páginas, incluindo figuras, referências e anexos. Os formatos de arquivo de submissão são o Microsoft Word (docx ou doc), OpenOffice (.odt) ou RTF (limite de 2 MB).
O título do artigo deve ser apresentado em caixa alta, tamanho 14, fonte Calibri, centralizado, negrito, espaçamento 1,5 linhas, máximo 20 palavras.
Os nomes dos autores devem ser inseridos somente após o aceite do artigo. Ficarão alinhados à direita, sem negrito, tamanho 11, fonte Calibri, espaçamento simples, no máximo 5 autores.
O título do resumo deverá ser em caixa alta, centralizado, negrito, tamanho 11, fonte Calibri, sem espaço antes e após o parágrafo.
O resumo é Item obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028. Sem parágrafos, espaçamento simples e justificado.
As Palavras-chave devem ser no mínimo 3 e máximo 5. Diferentes das contidas no título do artigo. Separadas por ponto. Inicial de cada palavra em maiúsculo.
O título do abstract deverá ser em caixa alta, centralizado, negrito, tamanho 11, fonte Calibri, sem espaço antes e após o parágrafo.
O abstract é Item obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, Key-words e/ou descritores, conforme a NBR 6028. Sem parágrafos, espaçamento simples e justificado.
As Key-words devem ser no mínimo 3 e máximo 5. Diferentes das contidas no título do artigo). Separadas por ponto. Inicial de cada palavra em maiúsculo.
O título da introdução deve ser escrito em caixa alta, negrito, tamanho 12, fonte Calibri, espaçamento 1,5 linhas, alinhamento justificado.
O artigo deve ser apresentado no formato da página é A-4 com espaçamento de texto 1,5 entre linhas com margens superior, esquerda, inferior e direita: 2,5 cm. O número de páginas, mínimo de quinze (15) e máximo de (20), incluindo tabelas, figuras e as referências.
No corpo do texto a fonte empregada deve ser a Calibri, tamanho 12, alinhamento justificado, recuo especial na primeira linha de 1,25 cm em cada parágrafo, espaçamento 1,5 linhas.

Recomenda-se o uso do template para a formatação.

O Corpo Editorial se reserva o direito de sugerir eventuais modificações de estrutura e conteúdo do trabalho, que serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações após o envio para composição editorial.

As opiniões emitidas nos trabalhos, bem como a exatidão e adequação das referências bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Obs.: Entende-se por artigo científico de trabalho completo aquele que segue um método
científico e apresenta como resultados contribuições de pesquisa. Entende-se por trabalho original aquele que não tenha sido publicado anteriormente (excetuando-se versões correspondentes a Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de mestrado ou Teses de doutorado); no caso de versões estendidas, devem contar com no mínimo 30% a mais de conteúdo original em relação à versão anteriormente aceita e/ou publicada (os autores devem indicar tratar-se de uma versão estendida nos comentários na submissão, indicando também onde a versão original foi publicada).

 

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