ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE TECNOLOGIA UTILIZANDO PROJETOS INTEGRADORES

  • Tiago Valiensi Oliveira
  • Valter João de Souza

Resumo

As mudanças ocorridas nas sociedades nas últimas décadas têm apresentado grandes desafios de
mudanças em vários setores. Investigações recentes sobre mente, cérebro, cognição e
desenvolvimento apresentam evidências que questionam a efetividade das práticas pedagógicas no
processo ensino-aprendizagem. Entretanto, apesar do avanço nas tecnologias de transmissão da
informação e da forma de aquisição e retenção de conhecimento das pessoas, poucas são as
instituições de ensino superior que se arriscam na aplicação de novos métodos para formação de
profissionais. Este artigo pretendeu analisar a experiência de uma faculdade de tecnologia na
aplicação de conceitos da metodologia ativa no processo de formação de tecnólogos. Para atingir o
objetivo proposto optou-se pela realização de uma pesquisa exploratória-descritiva, por meio de um
estudo de caso em uma unidade da instituição analisada, situada na cidade de São José dos Campos.
A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com
gestores da instituição e da empresa envolvidas. Como resultado pôde-se mapear alguns elementos
intervenientes (facilitadores e dificultadores) no processo de adoção do projeto integrador como
forma de ensino aprendizagem e, ainda, como elemento de aproximação no relacionamento da
instituição de ensino com o mercado trabalho. Conclui-se, portanto, que a aprendizagem baseada em
problemas reais e em parceria entre a instituição de ensino e os atores empresariais, apresenta-se
como uma ferramenta capaz contribuir com a melhoria da formação dos tecnólogos.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
Oliveira, T. V., & Souza, V. J. de. (2021). ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE TECNOLOGIA UTILIZANDO PROJETOS INTEGRADORES. Revista Fatecnológica Da Fatec-Jahu, 15(1), 109-121. https://doi.org/10.54628/issn2763-5600.v15.1.2021.194