ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE TECNOLOGIA UTILIZANDO PROJETOS INTEGRADORES
Resumo
As mudanças ocorridas nas sociedades nas últimas décadas têm apresentado grandes desafios de
mudanças em vários setores. Investigações recentes sobre mente, cérebro, cognição e
desenvolvimento apresentam evidências que questionam a efetividade das práticas pedagógicas no
processo ensino-aprendizagem. Entretanto, apesar do avanço nas tecnologias de transmissão da
informação e da forma de aquisição e retenção de conhecimento das pessoas, poucas são as
instituições de ensino superior que se arriscam na aplicação de novos métodos para formação de
profissionais. Este artigo pretendeu analisar a experiência de uma faculdade de tecnologia na
aplicação de conceitos da metodologia ativa no processo de formação de tecnólogos. Para atingir o
objetivo proposto optou-se pela realização de uma pesquisa exploratória-descritiva, por meio de um
estudo de caso em uma unidade da instituição analisada, situada na cidade de São José dos Campos.
A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com
gestores da instituição e da empresa envolvidas. Como resultado pôde-se mapear alguns elementos
intervenientes (facilitadores e dificultadores) no processo de adoção do projeto integrador como
forma de ensino aprendizagem e, ainda, como elemento de aproximação no relacionamento da
instituição de ensino com o mercado trabalho. Conclui-se, portanto, que a aprendizagem baseada em
problemas reais e em parceria entre a instituição de ensino e os atores empresariais, apresenta-se
como uma ferramenta capaz contribuir com a melhoria da formação dos tecnólogos.
Copyright (c) 2021 Tiago Valiensi Oliveira, Valter João de Souza (Autor)
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