DESIGN INCLUSIVO: PAUTA MUSICAL ELETRÔNICA PARA O ENSINO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Renato Corcioli Fatec Jahu
  • Flavio Cardoso Ventura

Resumo

Atualmente tem se falado de forma assídua em educação inclusiva, o Brasil possui uma grande quantidade de pessoas com deficiência visual e cada uma delas pode apresentar vários problemas em suas vidas, tais como: de mobilidades; fatores psicológicos; aspectos sociais. Pois há necessidade de interagir com os deficientes, qualificar profissionais e fazer adaptações para inseri-los em sociedade, elevando a autoestima e autonomia.  O presente trabalho aborda a dificuldade na aprendizagem musical, no entendimento principalmente teórico de uma pauta e sua grafia, diante disso este trabalho tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de um instrumento sensorial de leitura tátil onde foi transposta uma pauta musical que habitualmente é escrita em papel, para uma forma física, conectada a um teclado, onde o individuo é capaz de interpretar as notas musicais. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa tecnológica de caráter experimental, exemplos práticos do aparelho foram demonstrados a professores e alunos da Associação e Movimento de Assistência ao Individuo Deficiente – AMAI Jaú e obteve um resultado positivo, após o reconhecimento espacial do equipamento e orientações iniciais, foi possível reconhecer as notas musicais e suas posições na pauta, em seguida de forma natural e automática, segundo os professores e alunos da AMAI foi possível identificar a semelhança dos sons com as teclas do teclado. O ensino por meio de dispositivo pode ser uma boa estratégia para o professor e aluno, representa um importante mecanismo de aprendizado e leva a experimentar reações de nível sensorial, hormonal, fisicomotor, psicológico e cognitivo.

Publicado
2023-03-13
Como Citar
Corcioli, R., & Ventura, F. C. V. (2023). DESIGN INCLUSIVO: PAUTA MUSICAL ELETRÔNICA PARA O ENSINO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Fatecnológica Da Fatec-Jahu, 16(1), 21-35. https://doi.org/10.54628/issn2763-5600.v16.1.2022.200