DESIGN INCLUSIVO: PAUTA MUSICAL ELETRÔNICA PARA O ENSINO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
Atualmente tem se falado de forma assídua em educação inclusiva, o Brasil possui uma grande quantidade de pessoas com deficiência visual e cada uma delas pode apresentar vários problemas em suas vidas, tais como: de mobilidades; fatores psicológicos; aspectos sociais. Pois há necessidade de interagir com os deficientes, qualificar profissionais e fazer adaptações para inseri-los em sociedade, elevando a autoestima e autonomia. O presente trabalho aborda a dificuldade na aprendizagem musical, no entendimento principalmente teórico de uma pauta e sua grafia, diante disso este trabalho tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de um instrumento sensorial de leitura tátil onde foi transposta uma pauta musical que habitualmente é escrita em papel, para uma forma física, conectada a um teclado, onde o individuo é capaz de interpretar as notas musicais. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa tecnológica de caráter experimental, exemplos práticos do aparelho foram demonstrados a professores e alunos da Associação e Movimento de Assistência ao Individuo Deficiente – AMAI Jaú e obteve um resultado positivo, após o reconhecimento espacial do equipamento e orientações iniciais, foi possível reconhecer as notas musicais e suas posições na pauta, em seguida de forma natural e automática, segundo os professores e alunos da AMAI foi possível identificar a semelhança dos sons com as teclas do teclado. O ensino por meio de dispositivo pode ser uma boa estratégia para o professor e aluno, representa um importante mecanismo de aprendizado e leva a experimentar reações de nível sensorial, hormonal, fisicomotor, psicológico e cognitivo.
Copyright (c) 2022 Renato Corcioli (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Fatecnológica, ficando seu depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licensa CC-By;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.