ANÁLISE DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
Resumo
As instituições de ensino superior (IES) brasileiras têm buscado se adaptar em um ambiente de mudanças, tanto em termos de política educacional, demandas do setor produtivo, atualização dos docentes e expectativas dos alunos. Dentro deste contexto, este estudo objetiva elaborar uma rede entre os professores de uma IES Pública localizada no interior do Estado de São Paulo, visando entender o tipo de relação existente e os benefícios ou não deste tipo de relacionamento. Para a compreensão dos dados utilizou-se a Análise de Redes Sociais (ARS), com auxílio do software Gephi® para confecção das redes de relações entre os atores identificados. Tal método é um contraponto ao modelo centralizado e hierárquico comumente utilizado na gestão pública. Como resultados foram identificados 76 docentes que ministraram alguma disciplina no 1º semestre de 2019, sendo que dos professores identificados com maior grau de intermediação, apenas 1/4 ocupa cargos de gestores, enquanto que os demais, mesmo sem altos cargos, possuem mais acesso a informações e contatos, podendo influenciar diretamente toda a rede.
Copyright (c) 2019 Nathalia Gerotti Franco, Célio Favoni, Marcos Antonio Bonifácio (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Fatecnológica, ficando seu depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licensa CC-By;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.