APRENDER BRINCANDO: CRIAÇÃO DE CIRCUITO PSICOMOTOR PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Maria Jéssica Rodrigues Silveira Fatec Jahu
  • Ana Amélia de Santi Figueiredo Fatec Jahu
  • Marcella Marchesan Pascucci Fatec Jahu
  • Flávio Cardoso Ventura Fatec Jahu
  • Alessandro Lameiro Brancão Fatec Jahu

Resumo

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bariri é uma instituição sem fins lucrativos que atua diretamente na educação inclusiva, permitindo que portadores de necessidades educativas especiais consigam meios que favoreçam a sua integração na sociedade, geralmente, utiliza-se de jogos e brincadeiras como ferramentas que auxiliam na aprendizagem, no desenvolvimento pessoal, social, construindo novos conhecimentos que facilitam a vivência de seus educandos na sociedade. Contudo, a instituição enfrenta dificuldades para encontrar produtos adequados para prover um melhor tratamento aos seus alunos, devido as limitações do mercado em disponibilizar produtos que se adaptem as necessidades destes alunos. O presente artigo apresenta um projeto desenvolvido por alunos do curso de Gestão da Produção Industrial, da Faculdade de Tecnologia de Jahu, em parceria com a instituição social APAE de Bariri/SP, tendo como objetivo elaborar um dispositivo para trabalhar a coordenação motora ampla, equilíbrio, percepções gerais e o desenvolvimento da criança, proporcionando maior domínio de seu corpo no espaço. Esse estudo foi elaborado por meio de pesquisa aplicada de caráter experimental. Foram realizadas pesquisas e entrevistas de quais atividades atenderiam as necessidades da instituição, materiais que poderiam ser utilizados e cores a serem usadas. Mediante resultados das pesquisas foi elaborado um circuito de atividades feito com materiais usualmente encontrados no mercado, como por exemplo, tubos de PVC. Por meio do feedback da terapeuta ocupacional da instituição, o circuito atendeu às expectativas, auxiliando no desenvolvimento psicomotor das crianças com espectro autista e deficiência intelectual, também foi utilizado por outros alunos da instituição

Publicado
2023-08-10
Como Citar
Silveira, M. J. R., Figueiredo, A. A. de S., Pascucci, M. M., Ventura, F. C., & Brancão, A. L. (2023). APRENDER BRINCANDO: CRIAÇÃO DE CIRCUITO PSICOMOTOR PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Fatecnológica Da Fatec-Jahu, 17(1), 92-104. https://doi.org/10.54628/issn2763-5600.v17.1.2023.275