TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Contribuições das tecnologias digitais para o processo de ensino e aprendizagem
Resumo
Hoje, as TDIC (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação), que já eram bastante utilizadas no dia a dia, tornaram-se ainda mais comuns, especialmente em função da pandemia causada pela COVID-19, que trouxe a necessidade de distanciamento social como medida protetiva. Dessa forma, escolas e universidades passaram a acelerar a implantação de ferramentas digitais no seu processo de ensino. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar como as TDIC e as Metodologias Ativas contribuem para um melhor aproveitamento do Ensino Superior Tecnológico das FATECs, e como os professores desta instituição fazem uso delas neste processo. Por meio da análise de um questionário online, foram coletados dados quantitativos e qualitativos sobre a utilização das TDIC e a relação delas com as metodologias ativas. Após o estudo, concluiu-se que as tecnologias digitais de informação e comunicação, que já eram utilizadas antes da pandemia, tornaram-se essenciais na rotina pedagógica dos professores para a continuidade das aulas durante o período pandêmico, favorecendo a prática das metodologias ativas e, consequentemente, o processo de ensino e aprendizagem.
Copyright (c) 2024 Simone Cristina Mussio, Valéria Cristiane Validório, Aparecida Maria Zem Lopes, Alberto Carli, Gabriel Pini Morelli (Autor)
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