TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Contribuições das tecnologias digitais para o processo de ensino e aprendizagem

  • Simone Cristina Mussio Fatec Jahu
  • Valéria Cristiane Validório Fatec Jahu
  • Aparecida Maria Zem Lopes Fatec Jahu
  • Alberto Carli Fatec Jahu
  • Gabriel Pini Morelli Fatec Jahu

Resumo

Hoje, as TDIC (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação), que já eram bastante utilizadas no dia a dia, tornaram-se ainda mais comuns, especialmente em função da pandemia causada pela COVID-19, que trouxe a necessidade de distanciamento social como medida protetiva. Dessa forma, escolas e universidades passaram a acelerar a implantação de ferramentas digitais no seu processo de ensino. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar como as TDIC e as Metodologias Ativas contribuem para um melhor aproveitamento do Ensino Superior Tecnológico das FATECs, e como os professores desta instituição fazem uso delas neste processo. Por meio da análise de um questionário online, foram coletados dados quantitativos e qualitativos sobre a utilização das TDIC e a relação delas com as metodologias ativas. Após o estudo, concluiu-se que as tecnologias digitais de informação e comunicação, que já eram utilizadas antes da pandemia, tornaram-se essenciais na rotina pedagógica dos professores para a continuidade das aulas durante o período pandêmico, favorecendo a prática das metodologias ativas e, consequentemente, o processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
2024-09-13
Como Citar
Mussio, S. C., Validório, V. C., Zem Lopes, A. M., Carli, A., & Pini Morelli, G. (2024). TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Fatecnológica Da Fatec-Jahu, 18(1), 119-141. https://doi.org/10.54628/issn2763-5600.v18.1.2024.279