REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA ÁREA NAVAL
Abstract
Com as novas exigências do profissional para atuar no mercado, que requerem não só a competência técnica, mas também os comportamentais, o modelo de aprendizagem centrado no professor tem sido questionado por não conseguir atender a estas necessidades. A metodologia de aprendizagem ativa tem sido bastante discutida na literatura como uma alternativa para responder a estes desafios. Alguns trabalhos têm discutido a aplicação desta metodologia em diversas áreas, mas na área tecnológica naval inexiste tal estudo. Neste artigo, será feita uma reflexão sobre a metodologia ativa baseada em problemas (PBL) aplicada na turma do primeiro semestre do curso de Construção Naval da Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec-JAHU). A metodologia empregada é inovadora na disciplina de física. O artigo apresenta a estrutura da aula, discute a forma como ela é conduzida em sala de aula e como é feita a avaliação e as percepções dos alunos e do docente. Os resultados mostram que a metodologia de aprendizagem ativa empregada nas aulas de física tem produzido resultados interessantes, atendendo as demandas requeridas ao futuro profissional.
Copyright (c) 2019 Antonio Eduardo Assis Amorim, Líria Baptista de Rezende (Autor)
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