Responsabilidade Social

Fatec e seus projetos socialmente responsáveis

Desde 2008 a Fatec vem se destacando por seus trabalhos socialmente responsáveis, e devido a isso, a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) concedeu por mais um ano o selo de Instituição de Ensino Responsável.

Os trabalhos são realizados durante todo o ano, e entre eles estão as palestras educativas, que sempre abordam assuntos polêmicos como o uso de drogas, o incentivo ao trote solidário, onde calouros e veteranos se unem e trabalham em prol do bem da sociedade arrecadando alimentos e doando sangue, além de aulas de informática e de idiomas para crianças de baixa renda e para a terceira idade.

Não deixe de fazer parte desta corrente solidária. Informe-se e participe!

DESENVOLVIMENTO DE CALÇADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA BASEADO NA DIGITALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL E NO SISTEMA CAD/CAM

O projeto tem a ênfase no desenvolvimento de calçados femininos para a inclusão social.

A finalidade da pesquisa é comparar as vantagens e desvantagens de confeccionar um calçado anatômico personalizado para uma paciente da Apae Jaú (SP) com sequela de hemiparesia, considerando a anatomia, antropometria e a baropodometria estática com procedimentos manuais e digitais a partir do scanner 3D para a construção da fôrma e do sistema CAD/CAM para a modelagem do calçado.

A digitalização será realizada com a parceria com o Centro Avançado de Desenvolvimento de Produtos (CADEP) da UNESP Bauru e a confecção será feita com os recursos existentes no Laboratório de calçados da Fatec-Jahu. Após o desenvolvimento da fôrma e da modelagem serão confeccionados 2 modelos idênticos (um pelo sistema manual e outro pelo digital), alterando apenas a cor. Os materiais utilizados serão os disponíveis no Laboratório de calçado da Fatec-Jahu e todo o desenvolvimento do projeto será em parceria com o Senai de Jaú e CADEP/UNESP-Bauru.

Após a confecção dos 2 calçados serão analisados o tempo de modelagem e facilidade da montagem do calçado e percepção da participante sobre o uso dos dois calçados.

Publicações

Voltar