Alunos da Fatec-Jahu conquistam intercâmbio

Vivenciar uma cultura diferente, aprender novos conhecimentos, melhorar a fluência em idioma estrangeiro. Vantagens como essas geralmente incrementam o currículo de alunos que conseguem vagas de intercâmbio para o exterior – e é isso o que três alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jaú têm pela frente a partir do segundo semestre deste ano. Eles estão entre os cerca de 40 estudantes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras este ano.

Os alunos Leandro Boracini Crepaldi, Jéssica Grandeso Ribeiro e Renata Machado de Andrade (fotos na galeria abaixo) passaram por processo seletivo e tiveram seus nomes recomendados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para realizar o intercâmbio. A Capes é uma das instituições vinculadas ao MEC responsáveis pela coordenação do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Estudantes do quarto semestre do curso de Construção Naval da Fatec-Jahu, Leandro e Jéssica aguardam os últimos trâmites para confirmar o intercâmbio para a Alemanha, onde passarão os primeiros seis meses do programa em um curso de aperfeiçoamento do idioma. Já Renata, estudante do quinto semestre do curso de Sistemas de Navegação da Fatec-Jahu, foi aprovada para estudar na Korea University, uma das três mais prestigiadas universidades da Coréia do Sul. A viagem está programada para o final de junho.

Animada pela aprovação, Renata comenta que sempre quis ir para a Coréia do Sul pelo sistema educacional e pela admiração que mantém pelo país oriental. “Além disso, na minha área de estudos, a naval, a Coréia do Sul é referência, com os maiores estaleiros e grandes companhias de navegação”, explica a aluna.

Em relação à expectativa pelo intercâmbio, a estudante afirma que espera absorver muito conhecimento na universidade coreana, tanto nas aulas como também nas atividades que a instituição oferece pós-aula, como os eventos e grupos de interesse. “Quero também aperfeiçoar o meu inglês, assim como quero aprender coreano”, conta Renata.

Além do crescimento do ponto de vista acadêmico, Renata comenta ainda sobre as possibilidades profissionais e a experiência pessoal que o intercâmbio poderá proporcionar: “O Programa oferece oportunidades de estágio em grandes empresas coreanas. Além disso, uma das coisas mais importantes será o aprendizado pessoal, algo que levarei para o resto de minha vida. É o que trará a vivência em um país tão diferente do Brasil e com o povo coreano. Aprender com eles os seus costumes, tradições, filosofia de vida”.