O Abrigo de Idosos São Lourenço recebeu em outubro um equipamento desenvolvido na Fatec Jahu que auxilia a movimentação de pacientes acamados. O projeto, criado por alunos da disciplina de Projeto do Produto do curso de Gestão da Produção Industrial, facilita a transferência de uma pessoa acamada para uma cadeira adaptada.
A iniciativa faz parte de práticas desenvolvidas há anos na disciplina de Projeto do Produto, pela qual equipes de alunos e alunas criam e desenvolvem produtos de baixo custo para atender instituições do Terceiro Setor e pessoas com deficiência.
No caso da cama adaptada, o professor-doutor Flávio Cardoso Ventura, responsável pela disciplina, conta que todo o processo de desenvolvimento e criação durou um ano. “Foi um projeto multidisciplinar, que envolveu também um engenheiro mecânico, um engenheiro de produção e uma assistente social”, explicou.
A ideia dos projetos de responsabilidade social, segundo Ventura, nasceu de práticas que ele desenvolveu ainda na faculdade, quando foram criados protótipos de calçados para um hospital que atende pacientes de hanseníase na região de Bauru. “A partir daí, a ideia foi levar essa metodologia para a Fatec Jahu a fim de que os alunos e alunas pudessem colocar em prática o conhecimento teórico da sala de aula”, explica.
Para o aluno Márcio Severiano de Sá, da equipe que desenvolveu o projeto e responsável pela montagem da estrutura da cama, “foi muito gratificante”. De acordo com ele, além do ganho em conhecimento profissional foi importante perceber o benefício que o produto pode trazer para quem está na instituição. Na opinião de Daniel Bregadioli, do Abrigo São Lourenço, parcerias como a que foi realizada pela Fatec ajudam tanto ao beneficiar pacientes como no relacionamento com a comunidade.