Fatec-Jahu oferece curso de “Introdução à Fibra de Vidro e reparo de Embarcações – NÍVEL 1” no dia 30/nov

A Fatec-Jahu oferece no dia 30/nov/2019 um curso de Extensão Universitária denominado: “Introdução à Fibra de Vidro e reparo de Embarcações – NÍVEL 1”.

Da realização do curso

• Data: 30 de novembro de 2019
  • Horário
    • Início: 09h00
    • Término: 18h00
  • Duração: 08 horas
  • Objetivo: O objetivo do curso é apresentar, de forma prática, as técnicas de construção e reparo embarcações de compósitos (em geral, fibra de vidro e resina poliester) aos entusiastas da área naval.
  • Local:
    • Câmpus da FATEC-Jahu
    • Rua Frei Galvão s/n, Jardim Pedro Ometto
    • Jahu – SP
    • CEP 17212-599
    • Fone: (14) 3622-8280.

Das Inscrições para o curso:

• Vagas disponíveis: 20
  • Valor da inscrição: R$ 150,00
  • Local da inscrição: Pela Internet por esse link AQUI

Mais Informações

O curso trata-se de uma especialização na área naval para navegação de esporte e recreio que atualmente encontra-se em pleno crescimento, devido ao grande interesse da população em realizar esportes em ambientes próximos à natureza. Devido ao alto custo das embarcações atuais, muitas pessoas se interessam por construir ou reparar seu próprio equipamento, como caiaques e pequenos barcos, dessa forma esse curso apresenta técnicas de reparo e construção de embarcações de fibra de vidro e resina, materiais amplamente disponíveis e ideal para construtores iniciantes, por conta da facilidade de se trabalhar com ferramentas simples e de baixo custo.  O curso não necessita de nenhum conhecimento prévio, tornando-se assim bastante abrangente e sendo capaz re receber todos eventuais interessados (alunos, ex-alunos e comunidade em geral).

O curso será ministrado pelo senhor Cassio Neres. Ele é projetista de embarcações formado pela The Landing School of Boat Building and Design em Maine, EUA, onde também lecionou e projetou embarcações de esporte e recreio de madeira e compósitos. Co-fundador e diretor de uma empresa de Tecnologia da Informação – TI, decidiu em 2015, após mais de 10 anos atuando na área da informática iniciar um movimento de transição em que pudesse combinar essa paixão por embarcações com suas habilidades em solução de problemas e engenharia. Atualmente é aluno do Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval da FATEC JAHU. O CV Lattes dele pode ser encontrado em http://lattes.cnpq.br/1617911390098267

Duvidas : alexfatec@hotmail.com

Conteúdo Programático

• Ferramentas, cuidados, segurança e EPI
  • Introdução e aplicações
  • Sistemas de resina poliester
  • Gelcoat aplicação e reparo
  • Reagentes e desmoldantes
  • Laminação manual com fibra de vidro (prática)
  • Métodos de construção “one-off” (molde descartável)
  • Contra-molde, molde e peça.
  • Resistência mecânica
  • Estruturas em “sandwich”
  • Falhas e suas correções.
  • Preparação de superfícies, adesão primária e secundária
  • Vinculação de peças e reparos.
  • Laboratório prático
  • Reforços
  • Acabamento

Recomendações : A roupa adequada para participação no curso é uma camiseta leve, calça comprida e sapato fechado. Sugerimos roupas velhas que possam ser utilizadas em ambiente de oficina.