Hackhathon-PEIEX: parceria e tecnologia

Cinco empresas, 20 alunos e 48 horas para desenvolver um portal online em dois idiomas para cada empreendimento. Esse foi o desafio do Hackhathon PEIEX que aconteceu na Fatec Jahu em uma parceria com a Agências Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (APEX) e o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Participaram do desafio alunos dos cursos de Sistemas para Internet e Gestão de TI da Fatec Jahu. Com quatro alunos, cada uma das cinco equipes ficou responsável por analisar os planos de negócios das empresas que participaram (Grupo Guadan, Cervejaria Ubirama, Aerocris, Donna Carlota e Regina Moya) e aprimorar os respectivos sites na internet.

“O importante do HACKATHON é possibilitar o contato com a realidade do mercado em um ambiente colaborativo e inovador, no qual todos podem contribuir com ideias para a solução, e é o que vimos neste final de semana”, conta o professor José Augusto (Guto) Christianini, Coordenador do HACKATHON.

Depois das apresentações e da divisão entre equipes e empresas aconteceu um processo de mentoria com professores e profissionais da área para definição do site. O processo de criação e desenvolvimento foi acompanhado até o final, quando aconteceram as apresentações dos resultados para as empresas.

Para o diretor da empresa Aerocris, Dario Cristaldo, o resultado foi surpreendente: “Gostei muito do site, ficou bem profissional! Tenho certeza que [a equipe] fará parte do crescimento da empresa com este trabalho”. Para Adriano Prandini, do grupo Guadan, “o novo modelo de apresentação de nossos produtos ficou mais moderno, muito mais fácil assim”. “Estou surpreso”, afirmou.

Novas demandas de empresas e desafios estão sendo mapeadas para um próximo evento. Segundo a professora Emilena Lorenzon, coordenadora da Unidade APEX, há empresas que já demonstraram interesse em uma próxima edição do Hackhathon..

“Nosso objetivo é dar oportunidade aos alunos dos Cursos da FATEC JAHU para que eles sejam profissionais com competência em projetos desafiadores, que os colocam ao limite do conhecimento e exige deles  a práxis de forma antecipada ao mercado de trabalho”, comentou o professor Guto Christianini.