A Inovação Tecnológica como Estratégia Competitiva: Um Estudo da Indústria Calçadista Brasileira

Este projeto é desenvolvido pela Profa. Ma. Adriana Bertoldi Carreto

Resumo

A inovação do produto, associada ao design, tem sido identificado pelos produtores calçadistas como fator fundamental para o estabelecimento de vantagem competitiva. O design adotado pela indústria calçadista brasileira segue os padrões estabelecidos pela indústria da moda e pelas empresas calçadistas comandantes da cadeia produtiva global. Por outro lado, a indústria da moda imprime uma necessidade de renovação constante de modelos, em curto-prazo. A dificuldade do setor em observar outros fatores de inovação e competitividade, que não apenas o design, são latente. Diante disso, o intuito da pesquisa a ser desenvolvida será analisar a capacidade de geração de outros mecanismos de inovação tecnológica para as indústrias calçadistas brasileiras. A hipótese central é a de que a indústria calçadista pode gerar inovação tanto através da sua cadeia de suprimentos, quanto pelo uso de alta tecnologia.

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