Docentes Pesquisadores

Professores Pesquisadores

Professores Pesquisadores em Regime de Jornada Integral (RJI) da Fatec-Jahu


Nome: Adriana Bertoldi Carretto de Castro
Titulação: Doutor
Lattes: x
Email: adriana.castro@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 231 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: UM ESTUDO PARA A FORMAÇÃO DE UMA REDE ENTRE AS INSTITUIÇÕES LOCAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NA CIDADE DE JAÚ – SP
Resumo: O intuito central deste projeto de pesquisa é estudar e propor diretrizes para a formação de uma rede de cooperação entre as instituições (empresas do setor de tecnologia da informação e comunicações, Fatec-Jahu e prefeitura) na cidade de Jaú. A justificativa principal para a realização desta pesquisa está alicerçada na possibilidade de desenvolvimento desse setor como uma forma de minimizar as dificuldades enfrentadas pela economia local. Para atingir o objetivo proposto, o método de pesquisa adotado foi o da pesquisa-ação. A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa aplicada, que propõe ações para motivar uma mudança consciente em um ambiente limitado. As principais ações que se pretende efetuar são: prospecção das empresas de tecnologia da informação e comunicações (TICs), desenvolvimento da rede de cooperação e desenvolvimento de uma incubadora de empresas de base tecnológica.

 


Nome: Antonio Eduardo Assis Amorim
Titulação: Doutor
Lattes: x
Email: aea.amorim@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 228 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE ECLUSAS PARA OS COMBOIOS PADRÃO TIETÊ-PARANÁ.
Resumo: Há uma quantidade considerável de acidentes envolvendo comboios na hidrovia Tietê-Paraná quando estes se aproximam da eclusa. Estes acidentes estão associados com a baixa visibilidade que o comandante tem da proa do comboio, assim como a presença de ventos e ondas, que afetam o comportamento da embarcação. Atualmente a manobra é feita manualmente e depende muito da habilidade do comandante. Este projeto consiste em atualizar a estatística de acidentes nesta hidrovia, detalhar os resultados do questionário aplicado aos comandantes sobre as dificuldades enfrentadas neste tipo de manobra e o desenvolvimento, em escala reduzida, de uma tecnologia de aproximação de comboios nas eclusas e verificar a sua eficácia, simulando a sua manobra em diversas condições climáticas, seja numericamente ou experimentalmente no tanque de provas da Fatec-JAHU/CEETEPS. Espera-se que estes resultados forneçam indicativos e que orientem os comandantes nestas manobras, assim como permita a Marinha estabelecer orientações específicas para estas operações.

 


Nome: Aparecida Maria Zem Lopes
Titulação: Doutor
Lattes: x
Email: aparecida.lopes01@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 231 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0
Resumo: A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) impulsionou o processo de digitalização no mundo, por meio de redes e dispositivos cada vez mais rápidos e eficientes. Essa nova era da informação digital em que as TIC se tornaram partes integrantes dos processos é conhecida como Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial. Nessa nova realidade, as tarefas repetitivas estão sendo realizadas cada vez mais de forma automatizada, o que leva à necessidade de formação profissional dos trabalhadores que passam de tarefas de “execução” para “criação”. O Brasil vive, nos dias atuais, uma grave crise no setor da educação, principalmente no ensino fundamental e médio. Essa situação impede e desmotiva o acesso desses jovens ao ensino superior. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver um modelo para apropriação das tecnologias da Indústria 4.0 pelas escolas do ensino médio de Jaú/SP, a partir das TIC existentes, que contribua com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, será realizada pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo exploratória e estudo de caso. Como resultado, pretende-se que o modelo desenvolvido possa contribuir para aumentar o interesse dos estudantes em acessar um curso superior, além de oferecer base sólida de modo que possam concluir o curso escolhido com êxito.

 


Nome: Célio Favoni
Titulação: Mestre
Lattes: x
Email: celio.favoni4@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 236 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: FATORES DE COESÃO ORGANIZACIONAL NA REDE CALÇADISTA DE JAÚ/SP
Resumo: Uma rede pode ser definida a partir de conexões complexas entre organizações que possuem dependência de recursos como informações, regras, controles, reputação, legitimidade, agilidade e cooperação. A Análise de Redes Sociais (ARS) parte do pressuposto de que as relações sociais constituem a unidade básica da sociedade, ao invés dos atributos dos indivíduos. A abordagem de redes é utilizada por pesquisadores de organizações e estratégia e tem como premissa que a estrutura das relações sociais entre os atores influencia e, ao mesmo tempo, é influenciada pelos mesmos. Assim a investigação de redes permite uma reflexão diferente da visão tradicional de firma, pois elas podem ser entendidas como produto da ação humana, onde o foco de análise não são os atores isoladamente, mas sim as relações sociais entre os indivíduos ou organizações. Entende-se que uma das maneiras de analisar o Arranjo Produtivo Local – APL de calçados de Jaú/SP é identificá-lo como uma rede de relacionamentos e que essas relações ultrapassam o contexto social e influenciam nas decisões de negócios. Destaca-se que atores que têm mais ligações que outros (centralidade) podem ficar em posição vantajosa, pois possuem alternativas para realizar suas necessidades e aproveitar os recursos e, assim, ter menor dependência em relação aos demais atores

 


Nome: Dalva Maria de Castro Vitti
Titulação: Doutor
Lattes: x
Email: dalva.vitti@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 242 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: PROTÓTIPO PARA MEDIÇÃO DE VOLUME DE ÁGUA BRUTA EM RESERVATÓRIOS
Resumo: Trata-se de embarcação portátil dotada de sensores para coleta de dados de profundidade e posição a um baixo custo. Os benefícios desse protótipo são facilitar a mensuração de volume de água em represas, diminuir riscos de acidentes durante a coleta de dados, proporcionar maior repetitibilidade na coleta de dados de modo a garantir que informações sobre o volume estejam sempre atualizadas. Além disso, reduzir o custo de monitoramento da capacidade disponível e do assoreamento em reservatórios.

 


Nome: Flávio Cardoso Ventura
Titulação: Mestre
Lattes: x
Email: flavio.ventura01@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 241 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA A UTILIZAÇÃO DO BAMBU EM ORNAMENTOS DE CALÇADOS FEMININOS: ESTUDO DE CASO – UM EXEMPLO DE TECNOLOGIA SOCIAL
Resumo: Os países asiáticos como, por exemplo, China e Japão, utilizam-se do bambu há milênios, no entanto, no Brasil o bambu é uma planta pouco explorada. O bambu pode ser aplicado desde a alimentação até a construção civil, devido a essa múltipla possibilidade de aplicações, o bambu pode ser utilizado para auxiliar na geração de renda em comunidades carentes. Baseando-se na flexibilidade, sustentabilidade e no rápido crescimento do bambu, a Fatec Jahu realizou o desenvolvimento de calçados femininos utilizando-se o bambu como matéria-prima principal. Apesar de diversos aspectos positivos levantados, como por exemplo, leveza e estética agradável, o bambu apresentou-se pouco produtivo, pois o processo de produção aplicado ao bambu é artesanal. Acredita-se que o projeto auxiliado por computador (CAD) e a manufatura auxiliada por computador (CAM), podem auxiliar o processo produtivo de ornamentos de calçados femininos em bambu. O objetivo desse estudo é desenvolver ornamentos de calçados femininos em bambu utilizando-se do sistema CAD/CAM. A pesquisa tecnológica está sendo utilizada como método nesse estudo, aplicando-se seguintes materiais: bambu, adesivo em poliuretano à base de óleo de mamona e máquinas de corte a laser. Foram realizadas visitas técnicas e entrevistas em 10 empresas do Arranjo Produtivo Local – APL de Jaú. Verificou-se a evolução tecnológica que ocorreu no setor calçadista desde os anos 2000, principalmente, com relação a: pesquisa de tendências, desenvolvimento de fôrmas, modelagem de calçados e ornamentos e corte de peças para calçados femininos. Os principais resultados obtidos no primeiro ano de pesquisa foram: a revisão de literatura, o levantamento do desenvolvimento tecnológico do APL de Jaú, sendo que a modelagem manual foi substituída pela digital (CAD) e o corte manual foi substituído pelo computadorizado (CAM). Isso corrobora a hipótese que o sistema CAD/CAM poder ser aplicado na confecção de ornamentos em calçados femininos em bambu.

 


Nome: Isabel Cristina Buttignon
Titulação: Doutor
Lattes: x
Email: isabel.buttignon@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 236 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: DIAGNÓSTICO DO NÍVEL DE AUTOMAÇÃO NAS EMPRESAS CALÇADISTAS COMO FATOR DE SUPERAÇÃO DE CRISE – APL JAÚ
Resumo: As Empresas calçadistas têm por objetivo a persecução ao lucro, para tanto, lançam mão de diversos recursos para que haja a minimização dos custos, para maior valor agregado do seu produto final. A utilização da automação em suas mais variadas aplicações, inclusive por uma questão cultural é um caminho sem volta para a empresa que quer se manter no mercado. Nesse sentido a influência da automação nas empresas calçadistas deve ser vista como uma realidade a ser pesquisada com vistas à constatação de seus reflexos na constituição do lucro obtido e da sua consolidação estrutural. Além da perseguição do lucro, as empresas devem buscar a inovação com relação aos seus produtos envolvendo todas as fases de seu desenvolvimento, que tem que se adequar as realidades das constantes mudanças quanto aos processos de produção. Para tanto, tais processos demandam sucessivos estudos para verificar a aplicabilidade da automação no processo de produção, seja no que diz respeito ao uso de materiais, a demanda por mão de obra especializada que atenda aos pré-requisitos para a aplicação dos recursos materiais, ao reaproveitamento de resíduos, ao descarte responsável de materiais e ao controle sustentável de seu uso. Serão apontados os princípios utilizados na gestão, por analogia, à gestão dessas tecnologias na condução de um processo contínuo do desenvolvimento da empresa. Além de todos esses aspectos há que se ressaltar que a presente pesquisa se justifica, pois, se espera com os resultados obtidos, que são o reconhecimento de que a utilização de tecnologias novas pelas empresas e a busca pela atualização e aprimoramento constantes, somente trarão benefício àquelas que as adotar, no sentido de poderem enfrentar e superar a crise, de se aprimorarem e correrem o risco de desaparecerem pela obsolescência de seus recursos materiais quanto à produção de seus bens e serviços, dentre outros, que se espera verem elucidado através da presente pesquisa, ora pretendida. Em que pese os objetivos estarem melhor especificados em item próprio, os objetivos gerais, são o de identificar os níveis de automação nas empresas do APL, preparando o cenário a mais recente evolução observada nas industrias, que é o modelo 4.0. Os meios para se alcançar os resultados esperados para a pesquisa que são escolher, selecionar, mapear dados, compila-los, escrever, apontar resultados e concluir com pesquisa, de maneira a contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e acadêmico. Para que a pesquisa se desenvolva a contento a metodologia a ser utilizada será a metodologia científica, baseada em métodos epistêmicos, levando-se em consideração os vários fatores que influenciam nos aspectos apresentados, pois, a necessidade de se estudar a inserção das novas tecnologias como fator que poderá levar ao crescimento da empresa, demanda não um único critério, mas a vários que se espera, levarão à comprovação da referida hipótese. Os resultados esperados, num primeiro momento é a comprovação da hipótese suscitada, consubstanciada no fato de que as tecnologias novas, devem ser adotadas como meio de superação da crise pelas empresas, pois, sua adoção trará a adaptação necessária a produção eficaz de produtos e serviços a serem inseridos no mercado de consumo, portanto, trazendo a circulação de riquezas e crescimento das empresas.

 


Nome: José Carlos Toledo Veniziani Junior
Titulação: Mestre
Lattes: x
Email: jose.veniziani@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 242 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS CARTOGRÁFICAS, EM AMBIENTE WEB, COMO SUPORTE A GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA.
Resumo: A arborização é uma variável de grande importância na gestão ambiental urbana. As árvores desempenham importantes funções ecológicas ligadas a flora, fauna, microclima, poluição sonora entre outras, funcionado como um importante indicativo de qualidade ambiental para a sociedade residente em áreas urbanizadas. Este projeto de pesquisa busca o desenvolvimento de uma ferramenta que auxilie gestão da arborização urbana. Propõe o uso de ferramentas de geoprocessamento na gestão, oferecendo suporte a pesquisa e desenvolvimento de soluções metodológicas, viáveis para a gestão da arborização urbana. O objetivo é obter uma conexão entre as possibilidades tecnológicas da internet, ligadas ao geoprocessamento, disponibilizadas por meio de sistemas de informação geográfica voltados para WEB (internet). A proposta deste projeto é utilizar ferramentas de geoprocessamento que apresentem possibilidades de conexão com a WEB, facilitando a construção e gestão de um banco de dados interativo, que disponibilize ferramentas de edição em tempo real, constituindo uma ferramenta de gestão ambiental urbana eficaz, que tenha como base este novo paradigma tecnológico.

 


Nome: Jozrael Henriques Rezende
Titulação: Doutor
Lattes: x
Email: jozrael.rezende@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 235 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E REVITALIZAÇÃO DE RIOS. ESTUDO DE CASO: CÓRREGO DOS PIRES – JAÚ SP
Resumo: A Bacia Hidrográfica do Córrego dos Pires em Jaú-SP apresenta uma série de problemas: ausência de vegetação ciliar nas cabeceiras, voçorocas, depósitos irregulares de resíduos sólidos, assoreamento das nascentes e de reservatórios, erosão de taludes fluviais, inundações, alagamentos, entre outros. Diante deste quadro o projeto prevê a descrição dos aspectos e impactos ambientais e a construção de uma metodologia de planejamento integrado de pequenas bacias hidrográficas em processo de urbanização e de revitalização de cursos d’água urbanos, visando complementar a formação do Tecnólogo em Meio Ambiente e Recursos Hídricos através da realização de atividades de pesquisa e extensão.

 


Nome: Líria Baptista de Rezende
Titulação: Mestre
Lattes: x
Email: liria.rezende@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 226 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: ESTUDO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS DO TRANSPORTE DA HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ
Resumo: Foi realizado um estudo de campo num trecho do rio Tietê para conhecimento da área e identificação da vulnerabilidade a aspectos e impactos ambientais. Os principais resultados desse estudo foram conhecer o rio Tietê, para escolha de um trecho a ser estudado, reconhecer as característica das margens do rio, verificar a fauna e flora local e no entorno e o georreferenciamento dos pontos de interesse e fotos tiradas durante toda a navegação. Observou-se a presença de vários ranchos e condomínios náuticos, além do impacto da agricultura, grande incidência de plantação de cana-de-açúcar, pontuais plantações de bananeiras, plantações de eucalipto, grande incidência da atividade de pecuária, incidência de piscicultura, pontos de retirada de mata ciliar, erosão da margem, uso de irrigação, terminal fluvial de carga, atividade de navegação, concentrações de microalgas, presença de aguapés. As atividades de uso e ocupação de solo e do rio são muito relevantes na degradação do rio. A existência de navegação no trecho impacta o ambiente com a construção de terminais nas margens e pela presença de resíduos gerados pelas embarcações e terminais. A frequência das embarcações e o número de terminais entretanto sinalizam que a operação da hidrovia não deve ser o agente preponderante de impacto na qualidade da água.

 


Nome: Paulo Henrique Buscariollo
Titulação: Doutor
Lattes: x
Email: phb.jau@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 241 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL APLICADO A SISTEMAS DE POSICIONAMENTO DINÂMICO DE EMBARCAÇÕES
Resumo: O Veículo Submersível não Tripulado Jaú II (VSNT – jaú II) é um submersível de pesquisa de pequenas dimensões, projetado e desenvolvido na Faculdade de Tecnologia de Jahu (FATEC-JH). Este submersível opera em modo Theter, com a característica principal de captar imagens em ambientes subaquáticos, mais especificamente na Hidrovia Tietê – Paraná. Nos últimos anos, tem se intensificado o desenvolvimento de métodos de sensoriamento para serem aplicadas à veículos submersíveis não tripulados. A finalidade de um veículo submersível não tripulado é efetuar missões de inspeções ou pequenos reparos em estruturas submersas em meios oceânicos ou fluviais. Nessas operações, é importante que o veículo possua um controle autônomo, por meio de um sistema de posicionamento dinâmico, para facilitar a sua operação e garantir o sucesso da missão. Em função destas necessidades, este trabalho concentra-se no estudo de métodos de sensoriamento, como Sonar e visão computacional, possibilitando medir distâncias e ângulo de aproamento baseado no método da triangulação. Após este estudo será proposto um método de integração sensorial para aplicação no VSNT – Jaú II A avaliação dos métodos de sensoriamento será realizada por meio averiguação experimental.

 


Nome: ROSA MARIA PADRONI
Titulação: Especialista
Lattes: x
Email: rosa.padroni@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 214 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE RISCO EM AMBIENTES CONFINADOS (EMBARCAÇÕES) UTILIZANDO OS COMPORTAMENTOS HUMANOS E SUA VULNERABILIDADE E INSTABILIDADE, ATR
Resumo: Este projeto consiste em criar uma ferramenta para analisar o risco que a influencia do ser humano tem na ocorrência dos acidentes em embarcações, e como é fator preponderante nesse sentido analisar a ligação intrinsica da acidentalidade com questão comportamental do comandante e da tripulação. Nesse cenário, busca-se maneiras para se fazer essa correlação baseada em dados obtidos no simulador de manobras e assim conceber as capacitações, a princípio no simulador e depois in loco, bem como descrever todos os procedimentos de bordo para elaborar as capacitações. Espera-se que estes resultados forneçam elementos para as empresas melhorarem as competências dos tripulantes, em especial aos capitães fluviais, para que a segurança da hidrovia e das pessoas envolvidas seja cada vez melhor, e também melhorar a agilidade do trabalho no transporte de cargas e passageiros pela Hidrovia Tiete-Paraná.

 


Nome: Rosangela Monteiro dos Santos
Titulação: Mestre
Lattes: x
Email: rosangela.santos4@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 241 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE CALÇADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA BASEADO NA DIGITALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL E NO SISTEMA CAD/CAM
Resumo: A digitalização tridimensional e o uso do sistema CAD/CAM (Computer Aided Design/ Computer Aided Manufacturing) vêm contribuindo com o desenvolvimento tecnológico proporcionando maior precisão no desenho e manufatura. O uso de tais tecnologias para o desenvolvimento de calçados para pessoa com deficiência física pode oferecer maior precisão na modelagem ao adequar os fatores anatômicos, antropométricos e biomecânicos. Os objetivos deste projeto são: comparar a fidedignidade e eficiência dos parâmetros de modelagem e confecção de calçados para uma mulher com deficiência física através do desenvolvimento da fôrma e modelagem manual e digital e desenvolver duas fôrmas e confeccionar dois calçados com design da moda para uma mulher com deficiência física (hemiplegia/hemiparesia) com idade entre 15 e 55 anos de idade que faz tratamento no centro de reabilitação neurológica APAE na cidade de Jahu. Os principais resultados obtidos da pesquisa foram: projeto e construção da palmilha, modelagem do calçado adequando os fatores de anatomia, antropometria, biomecânica e as necessidades pessoais da paciente em relação a facilidade de calçar, usar e satisfação com o calçado. A digitalização dos pés para compor a modelagem digital foi realizada por fotogrametria, a modelagem será realizada pelo sistema CAD/CAM e o desenvolvimento do calçado por processo industrial convencional, posteriormente, será realizada a comparação entre o desenvolvimento manual e digital do calçado.

 


Nome: Sérgio Lukine
Titulação: Mestre
Lattes: x
Email: sergio.lukine@fatec.sp.gov.br Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 226 Status da pesquisa: Ativa
Título da pesquisa: COMBOIOS FLUVIAIS-SISTEMAS DE BORDO E SEGURANÇA NA NAVEGAÇÃO.
Resumo: Os estudos dos sistemas de bordo de comboios fluviais fazem parte de uma série de estudos desenvolvidos na Fatec-Jahu sobre manobrabilidade e controlabilidade de comboios fluviais que se iniciaram no ano 2000. A ótica da segurança da navegação no projeto/desenvolvimento/condução dos principais sistemas de bordo vem de encontro às recentes notícias de naufrágios ocorridos neste ano de 2017, no Amazonas e na Bahia. Cada sistema de bordo deve ser dimensionado para colaborar para uma navegação segura e sem acidentes.

 

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Vendor: Cisco Exam Code: 100-101 Exam Name: CCNA Interconnecting Cisco 210-260 dumps Networking Devices 1 (ICND1) Version: DemoDEMO

QUESTION 1 Refer to the exhibit. As packets travel from Mary to Robert, which three devices will use the destination MAC address of the packet to determine a forwarding path? (Choose three.) A. Hub1 B. Switch1 C. Router1 D. Switch2 E. Router2 F. Switch3 Correct Answer: BDF

QUESTION 2 Which statements are true regarding cisco 100-105 dumps ICMP packets? (Choose two.) A. They acknowledge receipt of TCP segments. B. They guarantee datagram delivery. C. TRACERT uses ICMP packets. D. They are encapsulated within IP datagrams. E. They are encapsulated within UDP datagrams. Correct Answer: CD

QUESTION 3 Refer to the exhibit.Host A is sending a packet to Host B for the first time. What destination MAC address will Host A use in the ARP request? A. 192.168.0.1 B. 172.16.0.50 C. 00-17-94-61-18-b0 D. 00-19-d3-2d-c3-b2 E. ff-ff-ff-ff-ff-ff F. 255.255.255.255 Correct Answer: E

QUESTION 4 Which two statements describe the operation of the CSMA/CD 200-125 dumps access method? (Choose two.) A. In a CSMA/CD collision domain, multiple stations can successfully transmit data simultaneously. B. In a CSMA/CD collision domain, stations must wait until the media is not in use before transmitting. C. The use of hubs to enlarge the size of collision domains is one way to improve the operation of the CSMA/CD access method. D. After a collision, the station that detected the collision has first priority to resend the lost data. E. After a collision, all stations run a random backoff algorithm. When the backoff delay period has expired, all stations have equal priority to transmit data. F. After a collision, all stations involved run an identical backoff algorithm and then synchronize with each other prior to transmitting data. Correct Answer: BE

QUESTION 5 Refer to the exhibit.The MAC address table is shown in its entirety. The Ethernet frame that is shown arrives at the switch. What two operations will the switch 300-101 dumps perform when it receives this frame? (Choose two.) A. The switch will not forward a frame with this destination MAC address. B. The MAC address of 0000.00aa.aaaa will be added to the MAC Address Table. C. The MAC address of ffff.ffff.ffff will be added to the MAC address table. D. The frame will be forwarded out all active switch ports except for port fa0/0. E. The frame will be forwarded out fa0/0 and fa0/1 only. F. The frame will be forwarded out all the ports on the switch. Correct Answer: BD

QUESTION 6 How many simultaneous Telnet sessions does a Cisco router support by default? A. 1 B. 2 C. 3 D. 4 E. 5 F. 6 Correct Answer: E

QUESTION 7 Given a Class C IP address subnetted with a /30 subnet mask, how many valid host IP addresses are available on each of the subnets? A. 1 B. 2 C. 4 D. 8 E. 252 F. 254Correct Answer: B

cisco 640-911 dumps pdf QUESTION 8 Refer to the exhibit. The internetwork is using subnets of the address 192.168.1.0 with a subnet mask of 255.255.255.224. The routing protocol in use is RIP version 1. Which address could be assigned to the FastEthernet interface on RouterA? A. 192.168.1.31 B. 192.168.1.64 C. 192.168.1.127 D. 192.168.1.190 E. 192.168.1.192 Correct Answer: D

QUESTION 9 What is the purpose of assigning an IP address to a switch? A. provides local hosts with a default gateway address B. allows remote management of the switch C. allows the switch to respond to ARP requests between two hosts D. ensures that hosts on the cisco 300-135 dumps pdf same LAN can communicate with each other Correct Answer: B

QUESTION 10 Which command can you use to manually assign a static IPV6 address to a router interface? A. ipv6 address PREFIX_1::1/64 B. ipv6 autoconfig 2001:db8:2222:7272::72/64 C. ipv6 autoconfig D. ipv6 address 2001:db8:2222:7272::72/64 Correct Answer: D

QUESTION 11 Identify the four valid IPv6 addresses. (Choose four.) A. :: B. ::192:168:0:1 C. 2000:: D. 2001:3452:4952:2837::E. 2002:c0a8:101::42 F. 2003:dead:beef:4dad:23:46:bb:101 Correct Answer: ABEF

QUESTION 12 Which IOS command is used to initiate a login into a VTY port on a remote router? A. router# login B. router# telnet C. router# trace D. router# ping E. router(config)# line vty 0 5 F. router(config-line)# login Correct Answer: B

QUESTION 13 Refer to the exhibit. The two routers have had their startup configurations cleared and have been restarted. At a minimum, what must the administrator do to enable CDP to exchange information between R1 and R2? A. Configure the router with the cdp enable cisco 400-251 dumps command. B. Enter no shutdown commands on the R1 and R2 fa0/1 interfaces. C. Configure IP addressing and no shutdown commands on both the R1 and R2 fa0/1 interfaces. D. Configure IP addressing and no shutdown commands on either of the R1 or R2 fa0/1 interfaces. Correct Answer: B

QUESTION 14 Which router command will configure an interface with the IP address 10.10.80.1/19? A. router(config-if)# ip address 10.10.80.1/19 B. router(config-if)# ip address 10.10.80.1 255.255.0.0 C. router(config-if)# ip address 10.10.80.1 255.255.255.0 D. router(config-if)# ip address 10.10.80.1 255.255.224.0 E. router(config-if)# ip address 10.10.80.1 255.255.240.0 F. router(config-if)# ip address 10.10.80.1 255.255.255.240 Correct Answer: D

QUESTION 15 After the network has converged, cisco 300-209 dumps pdf what type of messaging, if any, occurs between R3 and R4?A. No messages are exchanged B. Hellos are sent every 10 seconds. C. The full database from each router is sent every 30 seconds. D. The routing table from each router is sent every 60 seconds. Correct Answer: B