Sistemas Navais

Nova Grade Curricular

Em julho de 2019 o curso obteve a renovação do seu reconhecimento junto ao Conselho Estadual de Educação por 5 (cinco) anos, prazo máximo de renovação de reconhecimento dos Cursos Superiores.

A partir do 2° semestre 2020 será oferecida uma nova grade curricular para o Curso desenvolvida após levantamentos junto as necessidades das empresas da área naval, egressos do curso e de alunos formandos.

Atualizamos os conteúdos, incluímos disciplinas no Curso e essa nova adequação atenderá de maneira atual o mercado de trabalho e as áreas de atuação do TECNÓLOGO EM SISTEMAS NAVAIS tais como: Gerenciamento de Frotas Navais e Fluviais, Gerenciamento de Operação e Processos Produtivos e Inspeção e Vistorias.

Objetivos do Curso

O objetivo geral do curso é o de capacitar o estudante  para o desenvolvimento de competências profissionais que se traduzam na aplicação, no desenvolvimento (pesquisa aplicada e inovação tecnológica) e na difusão de tecnologias, na gestão de processos de produção de bens e serviços e na criação de condições para articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo do trabalho.

A organização curricular de todas as atividades do curso visa desenvolver nos estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes para:

  • Planejamento: Desenvolver processo para quantificar o tempo e estimar o custo de um projeto naval. Criar um plano para que o gestor possa usar para acompanhar o desempenho de sua equipe e a produção.
  • Gestão: Capacidade de fazer o gerenciamento de um estaleiro desde o inicio da construção e manutenção de embarcações em todos os sistemas – pessoal, produção, materiais, qualidade, segurança, até a entrega do produto. E gerencia todo sistemas da embarcação.
  • Visão estratégica: Saber como utilizar os recursos disponíveis para atingir os objetivos e metas definidos. Conhecer os pontos fortes e fracos dos concorrentes e acompanhar a evolução do mercado na área naval.
  • Visão global: Enxergar o todo e, ao mesmo tempo as partes do negócio. Compreender que uma falha em uma das partes, por exemplo uma frota mal dimensionada, ou uma vistoria malfeita pode ocasionar danos materiais, financeiros e até comprometer a segurança, principalmente com a vida humana. Portanto, o profissional de Tecnologia em Sistemas Navais precisa conhecer os meios de transportes, rotas, normas, bem como os demais modais como o rodoviário, ferroviário, aéreo, conforme sua área de atuação.
  • Conhecimentos de inglês: É indispensável, porque a maioria dos termos navais manteve-se nessa língua. Além disso, o profissional da área naval precisa ler muitos textos em inglês para se manter atualizado e muitas vezes terá de comunicar-se neste idioma com fornecedores e clientes, no âmbito internacional. As empresas da área naval estão exigindo cada vez mais este competência.
  • Raciocínio lógico: Familiaridade com números, planilhas, pesquisas, estatísticas para realizar estudos, organizar dados, medir desempenho, fazer demonstrações de resultados.
  • Relacionamento: Habilidade nas relações interpessoais para circular com facilidade nas principais áreas da empresa em que trabalha e entre os parceiros do negócio. É necessário, ainda capacidade de negociação em prazos, lidar com conflitos e manter a equipe motivada. O profissional de Tecnologia em Sistemas Navais deve ter flexibilidade para lidar com todos os níveis dentro da organização, da diretoria ao nível
  • Cultura organizacional: Compreender a cultura organizacional e tornar-se um agente de transformação, ou seja, promover a mudança de paradigmas, combater maus hábitos e antigos mitos e vícios enraizados na empresa e a preocupação com os temas história e cultura afro-brasileira e africana, e estudos das relações étnico-raciais.

Perfil Profissional

  • Planejar, executar e fiscalizar os sistemas de transporte Aquaviários e sua interligação com outros modais (rodo-hidro-ferroviário);
  • Realizar vistorias, análise de planos, inspeções e testes navais;
  • Gerenciar frotas e agenciamento de navios;
  • Gerenciar empresas de transporte e navegação, de produção naval e turismo aquaviário;
  • Gerenciar o processo construtivo da embarcação e manutenção;
  • Gerenciar Portos, Terminais Fluviais e Marítimos;
  • Dedicar-se à pesquisa aplicada, avaliação e laudos técnicos, dentro do seu campo de atuação profissional.

Áreas de Atuação

  • Oficiais da Marinha Mercante Fluvial: o Tecnólogo em Sistemas Navais pode fazer o curso de Mestre Fluvial e Condutor Maquinista Fluvial e atuar em embarcações de águas interiores, podendo chegar a Capitão Fluvial.
  • Oficiais da Marinha Mercante Marítimo: o Tecnólogo em Sistemas Navais pode fazer o curso do ASONM e ser um Oficial de Náutica ou Máquinas trabalhando embarcado em navios mercantes, chegando até Capitão do navio. Ele pode também atuar em terra em toda administração e agenciamento do navio.
  • Oficiais da Marinha de Guerra: o Tecnólogo em Sistemas Navais pode entrar como Guarda Marinha e chegar até a categoria de Capitão-de-Mar-e-Guerra. Ele pode também entrar como RM2 (Reserva Marinha) e atuar em várias áreas dos Distritos Navais, Capitanias dos Portos e Delegacia dos Portos, documentações para regularização de embarcações, na Segurança do Tráfego aquaviário nas hidrovias, na administração do Ensino Profissional Marítimo.
  • Empresas Classificadoras e Certificadoras de Embarcações fluviais e maritima: Vistoriador e inspetor naval, analisando planos e documentações navais, vistoriando as embarcações periodicamente.
  • Estaleiros: Gerenciamento da construção e manutenção de embarcações, na parte de viabilidade, suprimentos, pessoal, qualidade, programação e controle e gestão.
  • Gerenciamento de Empresa de transportes de cargas – frotas: Gerenciamento da frota naval, do agenciamento do navio, dos tripulantes, guarnição do navio, documentação, da carga, exportação, do gerenciamento das filas, dentre outras.
  • Gerenciamento de Empresa de transportes de Passageiros – Turismo e Comercial: Gerenciamento do navio fluvial ou maritimo envolvendo: tripulantes, guarnição do navio, documentação, da segurança, dos eventos culturais, gastronomicos, turismo, dentre outras.
  • Gerenciamento de Portos, terminais e eclusas fluviais e maritimo: Modais e Transbordo Naval, Simulação em Processos Navais, Gerenciamento de Frotas Navais, Gestão de Portos, Terminais e Eclusas, Agenciamento de veículos Aquaviários, Gestão Ambiental no Sistemas Aquaviários, Transportes Turísticos Aquaviários, Aspectos do Direito Naval. 

Laboratórios

Estaleiro Escola da FATEC JAHU

Para o desenvolvimento das aulas práticas dos Cursos Superiores da Área Naval foi construído no Campus da Faculdade em 2007, numa área de 900m², um Bloco equipado com laboratórios denominado “Estaleiro Escola”, que tem como objetivo simular o ambiente de um estaleiro, com as mesmas características de uma empresa da área da construção naval.

O Estaleiro é utilizado tanto para as aulas práticas dos Cursos, como para pesquisa e atividades de extensão, curso de atualização para empresas, além de oferecer estágios para os alunos.

O “Estaleiro Escola” dispõe dos seguintes laboratórios

  • Laboratório de Hidrodinâmica (Tanque de Provas);
  • Laboratório de Oficina Mecânica;
  • Laboratório de Corte e Soldagem;
  • Laboratórios de Materiais de Construção (ensaios destrutivos e não destrutivos);
  • Laboratórios de Motores;
  • Laboratório de CAD/CAM;
  • Laboratório de Física e Eletro Eletrônico;
  • Laboratório de Náutica (com lanha para testes e ensaios);
  • Oficina de Modelos Reduzidos;
  • Área abrigada para construir embarcações de até 50 toneladas.

Laboratório de Simulador de Sistemas de Navegação

  • Simulador de Cartas náutica
  • Simulador de manobras

Laboratórios de Informática

Contato:

Coordenadoria de SISTEMAS NAVAIS

Coordenadora: Professora Esp. Rosa Maria Padroni

Tel.: (14) 3622.8280 – Ramal 222 e 201

Cel.: (14) 99712-5893

E-mail: f020.snavais@fatec.sp.gov.br

rosa.padroni@fatec.sp.gov.br

 

Auxiliar Docente – Suely Rezende – suely.navarro@fatec.sp.gov.br

 

Corpo Docente

 

Nome E-mail Currículo Lattes
Adriano Elias Daniel adriano.daniel@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/6877230643278283
Alex de Almeida Prado alex.prado3@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/2022047512538962
Antonio Marcos Correa Pinto  antonio.correa@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/0624171168870393
Celso Massahiro Nagado celso.nagado@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/7119934233893244
Diana Mazo Malheiro diana.malheiro@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/6491040017039112
Dirceu Mazotti dirceu.mazoti@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/0212131817675198
Euclydes Fernandes Filho euclydes.fernandes01@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/1024163605036182
Evandro Tozzi Mendonça evandro.tozzi@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/8307530770775915
Fabiana Stripari Munhoz fabiana.munhoz@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/6847896392261502
Fábio Cesar Bovolenta fabio.bovolenta2@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/0538602002815811
Fernando de Figueiredo Fernando.figueiredo@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/8721045399939854
Flavia Maria de Toledo Pedroso flavia.pedroso2@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/8633049196791123
Hilton Aparecido Garcia hilton.garcia@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/2671748182150781
Humberto Rosseto humberto.rosseto@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/3456425259709614
Líria Baptista de Rezende liria.rezende@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/3883834746904980
Luiz Alberto Sorani luiz.sorani@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/1493904270085565
Marcelo Luís Aroeira Rosella marcelo.rosella@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/8331420140037149
Marcos Shoiti Saito marcos.shoiti@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/2700608073452688
Maria Herminia Marquez Leite maria.herminia@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/8086727920696859
Paulo Roberto Rodrigues Freire Paulo.freire1@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/2796941401065981
Rodrigo Galvão de Castro rodrigo.castro@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/4752704242479559
Rosa Maria Padroni rosa.padroni@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/4649544107305329
Sérgio Lukine sergio.lukine@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/7351153813706536
Suzana de Almeida Prado Pohl Sanzovo suzana.sanzovo01@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/5672516660978802
Tânia Aparecida Nadaleto tania.nadaleto@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/6952212894123871
Valéria Cristiane Validório valeria.validorio01@fatec.sp.gov.br http://lattes.cnpq.br/9590938472931281

 

Arquivos para Download

NOVO! Projeto Pedagógico de Sistemas Navais 2020

NOVO! Matriz Curricular de Sistemas Navais

 

 

Matriz Curricular de Sistemas Navais – antigo

Voltar