Projetos da FATEC-JAHU estão sendo apresentados na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – FETEPS

Inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Estes são os principais eixos de dois projetos da Fatec Jahu selecionados para a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FETEPS) que acontece entre os dias 19 e 22 de agosto na São Paulo Expo. Ambos foram criados e desenvolvidos por alunos e alunas da Fatec Jahu sob orientação de docentes e até a participação de profissionais da área e foram selecionados entre cerca de mil propostas enviadas para a feira. O evento é anual e reúne professores, pesquisadores, alunos e alunas de todas as instituições de ensino vinculadas ao Centro Paula Souza.

Um dos projetos é o desenvolvimento de um motor elétrico para embarcações, cuja aplicação deve ser realizada em uma expedição que vai percorrer o rio Amazonas desde a nascente até a foz. A viagem será feita pelo explorador Yuri Sanada, o único brasileiro no prestigiado clube de exploradores NY Explorers Club, e contará com a participação da faculdade no desenvolvimento tanto da embarcação como no sistema de propulsão.

O motor elétrico foi pensado e vem sendo desenvolvido pelo aluno Douglas Cavallari, do curso de Construção Naval, orientado pelo professor Alex de Almeida Prado e com apoio do professor Flávio Ventura, do curso de Gestão da Produção Industrial. A ideia é ter um protótipo que consiga unir força de tração, durabilidade e sustentabilidade ambiental. “Para reduzir os custos e viabilizar a produção do motor em escala artesanal, foram aplicadas técnicas avançadas de projeto, prototipagem e produção, com o uso de softwares, impressão 3D e corte a laser”, explica Cavallari. Com formação anterior em engenharia mecânica, ele usou a experiência em pesquisas de mobilidade elétrica e na eletrificação de veículos originalmente a combustão para construir o protótipo.

Outro projeto apresentado no FETEPS é o de uma cadeira para transposição de pessoas com dificuldades para locomoção. Pensada e desenvolvida por Milena de Almeida Ribeiro Checoni, Camyle Vitória Galvão Rodrigues e Bruno Rodrigues da Silva no curso de GPI, sob orientação do professor Flávio Ventura, a cadeira tem como foco pacientes cadeirantes e já foi inclusive avaliada por meio de parceria com o Hospital Amaral Carvalho para análise de eventuais melhorias. A ideia é apresentar um projeto que possa ser replicado e proporcione um produto eficiente e com custo reduzido.