1. Você sabe o que é CIPA?
CIPA é a sigla de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem por objetivo prevenir acidentes e doenças do trabalho, de modo a tornar o ambiente de trabalho mais seguro. Ela é composta por funcionários eleitos representantes do empregador e dos empregados.
2. O que a CIPA faz?
A CIPA possui várias atribuições, entre elas:
– Ações preventivas na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
– Verificações periódicas dos ambientes e das condições de trabalho;
– Divulgar informações relativas à segurança e saúde no trabalho aos trabalhadores;
– Avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho;
– Colaborar no desenvolvimento e execução de programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;
– Promover treinamentos sobre saúde e segurança do trabalho.
3. Funcionamento da CIPA da Fatec-Jahu:
A CIPA da Fatec-Jahu foi instalada em 29 de julho de 2009 com o objetivo de atender a legislação vigente, e realiza reuniões mensais sempre na última quarta-feira do mês, conforme calendário acadêmico.
Além dos integrantes da comissão, alunos, professores e funcionários que tiverem interesse também podem participar das reuniões, a fim de discutir sobre as condições de saúde e segurança da Fatec.
4. Membros da CIPA – Gestão 2023/2024
Presidente:
Flavio Luís Grava Scalco
Vice-Presidente:
José Renato Luchini
Membros:
Líria Baptista de Rezende
Sérgio Luiz Rodrigues