Professores Pesquisadores em Regime de Jornada Integral (RJI) da Fatec-Jahu
Nome: Adriana Bertoldi Carretto de Castro Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: adriana.castro@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 231 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: Educação Econômica e Financeira: identificando Deficiências construindo cidadãos | ||
Resumo: O intuito central deste projeto de pesquisa é estudar e propor diretrizes para a formação de uma rede de cooperação entre as instituições (empresas do setor de tecnologia da informação e comunicações, Fatec-Jahu e prefeitura) na cidade de Jaú. A justificativa principal para a realização desta pesquisa está alicerçada na possibilidade de desenvolvimento desse setor como uma forma de minimizar as dificuldades enfrentadas pela economia local. Para atingir o objetivo proposto, o método de pesquisa adotado foi o da pesquisa-ação. A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa aplicada, que propõe ações para motivar uma mudança consciente em um ambiente limitado. As principais ações que se pretende efetuar são: prospecção das empresas de tecnologia da informação e comunicações (TICs), desenvolvimento da rede de cooperação e desenvolvimento de uma incubadora de empresas de base tecnológica. |
Nome: Alex de Almeida Prado Titulação: Mestre Lattes: x |
||
Email: alex.prado3@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 226 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: Estudo da interferência entre casos de embarcações tipo catamarã de cascos assimétricos para uso em águas abrigadas com ensaios em tanque de provas. | ||
Resumo: Pendente |
Nome: Antonio Eduardo Assis Amorim Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: aea.amorim@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 228 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE ECLUSAS PARA OS COMBOIOS PADRÃO TIETÊ-PARANÁ. | ||
Resumo: Há uma quantidade considerável de acidentes envolvendo comboios na hidrovia Tietê-Paraná quando estes se aproximam da eclusa. Estes acidentes estão associados com a baixa visibilidade que o comandante tem da proa do comboio, assim como a presença de ventos e ondas, que afetam o comportamento da embarcação. Atualmente a manobra é feita manualmente e depende muito da habilidade do comandante. Este projeto consiste em atualizar a estatística de acidentes nesta hidrovia, detalhar os resultados do questionário aplicado aos comandantes sobre as dificuldades enfrentadas neste tipo de manobra e o desenvolvimento, em escala reduzida, de uma tecnologia de aproximação de comboios nas eclusas e verificar a sua eficácia, simulando a sua manobra em diversas condições climáticas, seja numericamente ou experimentalmente no tanque de provas da Fatec-JAHU/CEETEPS. Espera-se que estes resultados forneçam indicativos e que orientem os comandantes nestas manobras, assim como permita a Marinha estabelecer orientações específicas para estas operações. |
Nome: Aparecida Maria Zem Lopes Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: aparecida.lopes01@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 231 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 | ||
Resumo: A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) impulsionou o processo de digitalização no mundo, por meio de redes e dispositivos cada vez mais rápidos e eficientes. Essa nova era da informação digital em que as TIC se tornaram partes integrantes dos processos é conhecida como Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial. Nessa nova realidade, as tarefas repetitivas estão sendo realizadas cada vez mais de forma automatizada, o que leva à necessidade de formação profissional dos trabalhadores que passam de tarefas de “execução” para “criação”. O Brasil vive, nos dias atuais, uma grave crise no setor da educação, principalmente no ensino fundamental e médio. Essa situação impede e desmotiva o acesso desses jovens ao ensino superior. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver um modelo para apropriação das tecnologias da Indústria 4.0 pelas escolas do ensino médio de Jaú/SP, a partir das TIC existentes, que contribua com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, será realizada pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo exploratória e estudo de caso. Como resultado, pretende-se que o modelo desenvolvido possa contribuir para aumentar o interesse dos estudantes em acessar um curso superior, além de oferecer base sólida de modo que possam concluir o curso escolhido com êxito. |
Nome: Célio Favoni Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: celio.favoni4@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 236 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: FATORES DE COESÃO ORGANIZACIONAL NA REDE CALÇADISTA DE JAÚ/SP | ||
Resumo: Uma rede pode ser definida a partir de conexões complexas entre organizações que possuem dependência de recursos como informações, regras, controles, reputação, legitimidade, agilidade e cooperação. A Análise de Redes Sociais (ARS) parte do pressuposto de que as relações sociais constituem a unidade básica da sociedade, ao invés dos atributos dos indivíduos. A abordagem de redes é utilizada por pesquisadores de organizações e estratégia e tem como premissa que a estrutura das relações sociais entre os atores influencia e, ao mesmo tempo, é influenciada pelos mesmos. Assim a investigação de redes permite uma reflexão diferente da visão tradicional de firma, pois elas podem ser entendidas como produto da ação humana, onde o foco de análise não são os atores isoladamente, mas sim as relações sociais entre os indivíduos ou organizações. Entende-se que uma das maneiras de analisar o Arranjo Produtivo Local – APL de calçados de Jaú/SP é identificá-lo como uma rede de relacioidntos e que essas relações ultrapassam o contexto social e influenciam nas decisões de negócios. Destaca-se que atores que têm mais ligações que outros (centralidade) podem ficar em posição vantajosa, pois possuem alternativas para realizar suas necessidades e aproveitar os recursos e, assim, ter menor dependência em relação aos demais atores |
Nome: Flávio Cardoso Ventura Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: flavio.ventura01@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 241 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA A UTILIZAÇÃO DO BAMBU EM ORidNTOS DE CALÇADOS FEMININOS: ESTUDO DE CASO – UM EXEMPLO DE TECNOLOGIA SOCIAL | ||
Resumo: Os países asiáticos como, por exemplo, China e Japão, utilizam-se do bambu há milênios, no entanto, no Brasil o bambu é uma planta pouco explorada. O bambu pode ser aplicado desde a alimentação até a construção civil, devido a essa múltipla possibilidade de aplicações, o bambu pode ser utilizado para auxiliar na geração de renda em comunidades carentes. Baseando-se na flexibilidade, sustentabilidade e no rápido crescimento do bambu, a Fatec Jahu realizou o desenvolvimento de calçados femininos utilizando-se o bambu como matéria-prima principal. Apesar de diversos aspectos positivos levantados, como por exemplo, leveza e estética agradável, o bambu apresentou-se pouco produtivo, pois o processo de produção aplicado ao bambu é artesanal. Acredita-se que o projeto auxiliado por computador (CAD) e a manufatura auxiliada por computador (CAM), podem auxiliar o processo produtivo de oridntos de calçados femininos em bambu. O objetivo desse estudo é desenvolver oridntos de calçados femininos em bambu utilizando-se do sistema CAD/CAM. A pesquisa tecnológica está sendo utilizada como método nesse estudo, aplicando-se seguintes materiais: bambu, adesivo em poliuretano à base de óleo de mamona e máquinas de corte a laser. Foram realizadas visitas técnicas e entrevistas em 10 empresas do Arranjo Produtivo Local – APL de Jaú. Verificou-se a evolução tecnológica que ocorreu no setor calçadista desde os anos 2000, principalmente, com relação a: pesquisa de tendências, desenvolvimento de fôrmas, modelagem de calçados e oridntos e corte de peças para calçados femininos. Os principais resultados obtidos no primeiro ano de pesquisa foram: a revisão de literatura, o levantamento do desenvolvimento tecnológico do APL de Jaú, sendo que a modelagem manual foi substituída pela digital (CAD) e o corte manual foi substituído pelo computadorizado (CAM). Isso corrobora a hipótese que o sistema CAD/CAM poder ser aplicado na confecção de oridntos em calçados femininos em bambu. |
Nome: Isabel Cristina Buttignon Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: isabel.buttignon@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 236 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: DIAGNÓSTICO DO NÍVEL DE AUTOMAÇÃO NAS EMPRESAS CALÇADISTAS COMO FATOR DE SUPERAÇÃO DE CRISE – APL JAÚ | ||
Resumo: As Empresas calçadistas têm por objetivo a persecução ao lucro, para tanto, lançam mão de diversos recursos para que haja a minimização dos custos, para maior valor agregado do seu produto final. A utilização da automação em suas mais variadas aplicações, inclusive por uma questão cultural é um caminho sem volta para a empresa que quer se manter no mercado. Nesse sentido a influência da automação nas empresas calçadistas deve ser vista como uma realidade a ser pesquisada com vistas à constatação de seus reflexos na constituição do lucro obtido e da sua consolidação estrutural. Além da perseguição do lucro, as empresas devem buscar a inovação com relação aos seus produtos envolvendo todas as fases de seu desenvolvimento, que tem que se adequar as realidades das constantes mudanças quanto aos processos de produção. Para tanto, tais processos demandam sucessivos estudos para verificar a aplicabilidade da automação no processo de produção, seja no que diz respeito ao uso de materiais, a demanda por mão de obra especializada que atenda aos pré-requisitos para a aplicação dos recursos materiais, ao reaproveitamento de resíduos, ao descarte responsável de materiais e ao controle sustentável de seu uso. Serão apontados os princípios utilizados na gestão, por analogia, à gestão dessas tecnologias na condução de um processo contínuo do desenvolvimento da empresa. Além de todos esses aspectos há que se ressaltar que a presente pesquisa se justifica, pois, se espera com os resultados obtidos, que são o reconhecimento de que a utilização de tecnologias novas pelas empresas e a busca pela atualização e aprimoramento constantes, somente trarão benefício àquelas que as adotar, no sentido de poderem enfrentar e superar a crise, de se aprimorarem e correrem o risco de desaparecerem pela obsolescência de seus recursos materiais quanto à produção de seus bens e serviços, dentre outros, que se espera verem elucidado através da presente pesquisa, ora pretendida. Em que pese os objetivos estarem melhor especificados em item próprio, os objetivos gerais, são o de identificar os níveis de automação nas empresas do APL, preparando o cenário a mais recente evolução observada nas industrias, que é o modelo 4.0. Os meios para se alcançar os resultados esperados para a pesquisa que são escolher, selecionar, mapear dados, compila-los, escrever, apontar resultados e concluir com pesquisa, de maneira a contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e acadêmico. Para que a pesquisa se desenvolva a contento a metodologia a ser utilizada será a metodologia científica, baseada em métodos epistêmicos, levando-se em consideração os vários fatores que influenciam nos aspectos apresentados, pois, a necessidade de se estudar a inserção das novas tecnologias como fator que poderá levar ao crescimento da empresa, demanda não um único critério, mas a vários que se espera, levarão à comprovação da referida hipótese. Os resultados esperados, num primeiro momento é a comprovação da hipótese suscitada, consubstanciada no fato de que as tecnologias novas, devem ser adotadas como meio de superação da crise pelas empresas, pois, sua adoção trará a adaptação necessária a produção eficaz de produtos e serviços a serem inseridos no mercado de consumo, portanto, trazendo a circulação de riquezas e crescimento das empresas. |
Nome: Jozrael Henriques Rezende Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: jozrael.rezende@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 235 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa:SUSTENTABILIDADE DA PAISAGEM RURAL NO ECÓTONO DO CENTRO-OESTE PAULISTA | ||
Resumo: Diagnosticar o arranjo da paisagem rural e propor modelos de produção e exploração sustentáveis é fundamental para a melhoria do desempenho no uso e conservação dos recursos naturais, associada ao incremento da rentabilidade das propriedades. Diante desta premissa o projeto de pesquisa propõe elaborar procedimentos para avaliar a sustentabilidade rural de propriedades e municípios localizados na área do ecótono cerrado/floresta estacional da regional agrícola de Jaú, centro-oeste do estado de São Paulo; e indicar sistemas de produção adequados ao cenário, fundamentados na utilização de espécies arbóreas nativas regionais com potencial econômico, que possam contribuir para a recuperação da vegetação em conformidade com a legislação florestal, além de serem alternativas rentáveis para áreas de uso restrito, de reserva legal, de preservação permanente, declivosas e degradadas. A diversificação das atividades rurais, quando planejada de forma sistêmica e no âmbito da paisagem, pode contribuir para a viabilidade econômica e regularização ambiental das pequenas propriedades, predominantes na região, além de incrementar a geração de renda e a oferta de trabalho no âmbito regional. |
Nome: Líria Baptista de Rezende Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: liria.rezende@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 226 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: ESTUDO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS DO TRANSPORTE DA HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ | ||
Resumo: Foi realizado um estudo de campo num trecho do rio Tietê para conhecimento da área e identificação da vulnerabilidade a aspectos e impactos ambientais. Os principais resultados desse estudo foram conhecer o rio Tietê, para escolha de um trecho a ser estudado, reconhecer as característica das margens do rio, verificar a fauna e flora local e no entorno e o georreferenciamento dos pontos de interesse e fotos tiradas durante toda a navegação. Observou-se a presença de vários ranchos e condomínios náuticos, além do impacto da agricultura, grande incidência de plantação de cana-de-açúcar, pontuais plantações de bananeiras, plantações de eucalipto, grande incidência da atividade de pecuária, incidência de piscicultura, pontos de retirada de mata ciliar, erosão da margem, uso de irrigação, terminal fluvial de carga, atividade de navegação, concentrações de microalgas, presença de aguapés. As atividades de uso e ocupação de solo e do rio são muito relevantes na degradação do rio. A existência de navegação no trecho impacta o ambiente com a construção de terminais nas margens e pela presença de resíduos gerados pelas embarcações e terminais. A frequência das embarcações e o número de terminais entretanto sinalizam que a operação da hidrovia não deve ser o agente preponderante de impacto na qualidade da água. |
Nome: Paulo Henrique Buscariollo Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: phb.jau@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 241 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL APLICADO A SISTEMAS DE POSICIOidNTO DINÂMICO DE EMBARCAÇÕES | ||
Resumo: O Veículo Submersível não Tripulado Jaú II (VSNT – jaú II) é um submersível de pesquisa de pequenas dimensões, projetado e desenvolvido na Faculdade de Tecnologia de Jahu (FATEC-JH). Este submersível opera em modo Theter, com a característica principal de captar imagens em ambientes subaquáticos, mais especificamente na Hidrovia Tietê – Paraná. Nos últimos anos, tem se intensificado o desenvolvimento de métodos de sensoriamento para serem aplicadas à veículos submersíveis não tripulados. A finalidade de um veículo submersível não tripulado é efetuar missões de inspeções ou pequenos reparos em estruturas submersas em meios oceânicos ou fluviais. Nessas operações, é importante que o veículo possua um controle autônomo, por meio de um sistema de posicioidnto dinâmico, para facilitar a sua operação e garantir o sucesso da missão. Em função destas necessidades, este trabalho concentra-se no estudo de métodos de sensoriamento, como Sonar e visão computacional, possibilitando medir distâncias e ângulo de aproamento baseado no método da triangulação. Após este estudo será proposto um método de integração sensorial para aplicação no VSNT – Jaú II A avaliação dos métodos de sensoriamento será realizada por meio averiguação experimental. |
Nome: ROSA MARIA PADRONI Titulação: Especialista Lattes: x |
||
Email: rosa.padroni@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 214 | Status da pesquisa: Suspensa |
Título da pesquisa: FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE RISCO EM AMBIENTES CONFINADOS (EMBARCAÇÕES) UTILIZANDO OS COMPORTAMENTOS HUMANOS E SUA VULNERABILIDADE E INSTABILIDADE, ATR | ||
Resumo: Este projeto consiste em criar uma ferramenta para analisar o risco que a influencia do ser humano tem na ocorrência dos acidentes em embarcações, e como é fator preponderante nesse sentido analisar a ligação intrinsica da acidentalidade com questão comportamental do comandante e da tripulação. Nesse cenário, busca-se maneiras para se fazer essa correlação baseada em dados obtidos no simulador de manobras e assim conceber as capacitações, a princípio no simulador e depois in loco, bem como descrever todos os procedimentos de bordo para elaborar as capacitações. Espera-se que estes resultados forneçam elementos para as empresas melhorarem as competências dos tripulantes, em especial aos capitães fluviais, para que a segurança da hidrovia e das pessoas envolvidas seja cada vez melhor, e também melhorar a agilidade do trabalho no transporte de cargas e passageiros pela Hidrovia Tiete-Paraná. |
Nome: Rosangela Monteiro dos Santos Titulação: Doutor Lattes: x |
||
Email: rosangela.santos4@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 241 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE CALÇADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA BASEADO NA DIGITALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL E NO SISTEMA CAD/CAM | ||
Resumo: A digitalização tridimensional e o uso do sistema CAD/CAM (Computer Aided Design/ Computer Aided Manufacturing) vêm contribuindo com o desenvolvimento tecnológico proporcionando maior precisão no desenho e manufatura. O uso de tais tecnologias para o desenvolvimento de calçados para pessoa com deficiência física pode oferecer maior precisão na modelagem ao adequar os fatores anatômicos, antropométricos e biomecânicos. Os objetivos deste projeto são: comparar a fidedignidade e eficiência dos parâmetros de modelagem e confecção de calçados para uma mulher com deficiência física através do desenvolvimento da fôrma e modelagem manual e digital e desenvolver duas fôrmas e confeccionar dois calçados com design da moda para uma mulher com deficiência física (hemiplegia/hemiparesia) com idade entre 15 e 55 anos de idade que faz tratamento no centro de reabilitação neurológica APAE na cidade de Jahu. Os principais resultados obtidos da pesquisa foram: projeto e construção da palmilha, modelagem do calçado adequando os fatores de anatomia, antropometria, biomecânica e as necessidades pessoais da paciente em relação a facilidade de calçar, usar e satisfação com o calçado. A digitalização dos pés para compor a modelagem digital foi realizada por fotogrametria, a modelagem será realizada pelo sistema CAD/CAM e o desenvolvimento do calçado por processo industrial convencional, posteriormente, será realizada a comparação entre o desenvolvimento manual e digital do calçado. |
Nome: Sérgio Lukine Titulação: Mestre Lattes: x |
||
Email: sergio.lukine@fatec.sp.gov.br | Telefone: +55 14 3622 8280 Ramal: 226 | Status da pesquisa: Ativa |
Título da pesquisa: COMBOIOS FLUVIAIS-SISTEMAS DE BORDO E SEGURANÇA NA NAVEGAÇÃO. | ||
Resumo: Os estudos dos sistemas de bordo de comboios fluviais fazem parte de uma série de estudos desenvolvidos na Fatec-Jahu sobre manobrabilidade e controlabilidade de comboios fluviais que se iniciaram no ano 2000. A ótica da segurança da navegação no projeto/desenvolvimento/condução dos principais sistemas de bordo vem de encontro às recentes notícias de naufrágios ocorridos neste ano de 2017, no Amazonas e na Bahia. Cada sistema de bordo deve ser dimensionado para colaborar para uma navegação segura e sem acidentes. |