Alunos da Fatec-Jahu desenvolvem protótipo de pauta musical eletrônica

Um protótipo de uma pauta musical eletrônica, desenvolvida na disciplina de Projeto do Produto do curso de Gestão da Produção Industrial da Fatec Jahu vai ajudar deficientes visuais no aprendizado de música: o equipamento é composto por um pentagrama composto por cinco linhas que reproduz uma escala básica de notas musicais em conjunto com um teclado.

A ideia foi desenvolvida por Renato Corcioli, Aline Saltorato e Leonardo Silva, alunos de GPI, sob a supervisão do professor Flávio Cardoso Ventura em uma parceria com a AMAI (Associação e Movimento de Assistência ao Indivíduo Deficiente) por meio do programa Arte Eficiente, uma das iniciativas da AMU (Associação Mulher Unimed) e com a participação da pedagoda Vanessa Biz.

Para Cláudia Fernandes Spanghero, voluntária na AMU e coordenadora do coral da AMAI, o protótipo será muito útil “especialmente para crianças, na introdução musical”. Ela comenta também que o uso do pentagrama criado na Fatec Jahu não se limita às aulas de músicas, mas também pode ter uso pedagógico.

Confira o vídeo

Responsabilidade social

O projeto do pentagrama integra iniciativas da Fatec Jahu que acontecem desde 2013 por meio da disciplina de Projeto do Produto no curso de GPI em ações de responsabilidade social. A cada semestre são criados produtos de baixo custo para atendimento a instituições do Terceiro Setor, como casas de abrigo para idosos e entidades de atendimento a pessoas com deficiência.