Em maio, mais um projeto de estudantes da Fatec Jahu terminou com uma ação de solidariedade e responsabilidade social: uma cadeira para transposição de pessoas com dificuldade de locomoção foi entregue para ser utilizada por pacientes do Hospital Amaral Carvalho.
A iniciativa fez parte da disciplina de Projeto do Produto II do curso de Gestão da Produção Industrial, sob responsabilidade do professor Flávio Cardoso Ventura, com a equipe dos estudantes Milena de Almeida Ribeiro Checoni, Camyle Vitória Galvão Rodrigues e Bruno Rodrigues da Silva, além do apoio de Antonio Checoni na fabricação da estrutura. O projeto também teve o apoio de patrocínio das empresas Calçados Peterson de Castro Gonçalves e Christianini Máquinas.
O produto, que pode ser utilizado por pacientes cadeirantes nas rotinas de higiene, possui um sistema de pistão para elevação do assento e barras de segurança. A entrega fez parte de uma prática que se repete anualmente na Fatec Jahu: o desenvolvimento de protótipos de baixo custo para atender a necessidades de pessoas e instituições beneficentes e de cunho social.
No hospital Amaral Carvalho, a equipe com o diretor administrativo e financeiro José Antonio Barata, o diretor de Ações Estratégicas Rodrigo De Callis Brandão, a fisioterapeuta Evelize Brandão de Almeida Prado e a terapeuta ocupacional Márcia Maria Shirley Boletti Pengo recebeu muito bem o projeto.
“É muito bom poder contar com parcerias como esta. São iniciativas importantes e Amaral Carvalho está sempre de portas abertas para projetos como esse”, comentou Barata. A terapeuta ocupacional Márcia Pengo explicou que a cadeira será muito útil para garantir mobilidade e conforto dos pacientes.