Capacitação e Preparação de Recursos Humanos e Materiais para Integração Institucional ao Grid Computing e Suporte às Pesquisas Acadêmicas

Este projeto é desenvolvido pelo Prof. Dr. Sebastião Gândara Vieira

Resumo

A comunidade científica vem utilizando a Grid Computing, ou Computação em Grade, tecnologia que surgiu devido à necessidade que diversas pesquisas institucionais necessitavam construir uma infraestrutura computacional científica grandiosa, de larga escala e alto desempenho, porém com baixo custo. A solução veio através de uma tecnologia capaz de integrar a capacidade de processamento de diversos recursos computacionais formando um “supercomputador” ao invés de investir muito em poderosos e caros supercomputadores, basicamente para o processamento de dados científicos. O autor pretende propor atividades que insiram o Grid no CEETEPS, por entender que as demandas científicas e tecnológicas na instituição vêm aumentando progressivamente, e assim, também procurará atender demandas locais que estejam vinculadas à sua proposta. Os cursos tecnológicos, por interagirem com o mercado de trabalho, recebem constantemente consultas empresariais e científicas quanto à modelagem de processos e eventualmente de equipamentos. Justamente por serem processos complexos e específicos, demandam recursos que, muitas vezes, a instituição não possui pelo seu alto custo, principalmente em se tratando de computação de alto desempenho, ou seja, exatamente a proposta do ambiente da Grid. A Grid computing possui 5 grandes áreas: (1) Recursos; (2) Acesso seguro; (3) Utilização dos recursos; (4) A eliminação da distância e (5) Os padrões abertos. Por ser interinstitucional, no caso de problemas locais que demandem muito processamento, o Grid permitiria uma distribuição dessa demanda, dispensando a necessidade de um supercomputador.

No caso específico da Fatec Jahu, por exemplo, cálculos relativos aos Projetos da Tecnologia Naval, para a Gestão de TI, em grafos e pesquisa operacional para otimização de infraestrutura, no Meio Ambiente para controles hidrometeorológicos, para a Logística em pesquisa operacional e rotas, etc. Em princípio, grande parte dos Projetos da Grid Computing é voltada para pesquisas científicas. Porém, com a criação de uma infraestrutura compartilhada, colaborativa e escalável para a execução de aplicativos de dados, principalmente públicos, como muitas instituições do mundo já fazem no caso de pesquisas científicas, em tese, poderia atender às demandas privadas também, dependendo das políticas adotadas pela instituição. Assim, a distribuição do processamento em alta escala, poderá ser mais utilizada também na iniciativa privada. O Grid é hoje uma comunidade que promove a descoberta em pesquisa intensiva de dados, interinstitucional, com um mecanismo de computação e serviços que integram distribuídos, confiáveis e recursos compartilhados para suportar a computação em todas as escalas. Na instituição, para que isso ocorra, é necessário capacitar os recursos humanos e preparar os recursos tecnológicos segundo metodologia e processos homologados pelo autor e posteriormente disseminados para a comunidade acadêmica do CEETEPS.

Voltar