Este projeto é desenvolvido pelo Prof. Dr. Mario Roberto Attanasio Junior
Resumo
O direito ambiental tradicional é sustentado por um discurso excessivamente teórico, formal e isolado das outras áreas do conhecimento, e se revela insuficiente para tratar dos desafios ambientais atuais. Embora tenha avançado nas últimas décadas permanecem ainda sérias dificuldades para sua efetivação.
Um dos fatores que impede a promoção de um meio ambiente mais saudável pelo direito ambiental é a dificuldade de compreensão do sistema jurídico por parte dos tecnólogos, pois demanda um conhecimento da legislação ambiental para aplicação em diversas áreas tanto pública quanto privada.
Neste sentido para que o direito ambiental possa superar seu discurso ininteligível e inacessível propõe-se, com fundamento no método interdisciplinar, uma abordagem que integre as diversas dimensões da questão ambiental (técnica, biológica, ética e socioeconômica), que facilite o entendimento sobre a operacionalização do sistema jurídico ambiental, integre teoria e prática e proporcione uma formação mais consciente e abrangente por parte do profissional da área tecnológica.